A Inteligência Artificial como ferramenta de auxílio na tomada de decisões financeiras na Rede Supermercadista do município de Guarapari-ES

Santos, Roberta Alves dos (2021)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O objetivo desse artigo foi analisar como e quais ferramentas baseadas em Inteligência Artificial são utilizadas pela Rede Supermercadista do município de Guarapari-ES, como auxílio aos gestores no processo de tomada de decisões financeiras. Uma das principais motivações existentes para sustentar este artigo é a importância que o tema possui para a sociedade, além da contribuição para a área de gestão e de Tecnologia da Informação, atrelada também, aos benefícios trazidos para a produção científica, aplicadas ao setor supermercadista, onde atualmente existe pouco conhecimento organizado e sintetizado sobre o assunto. Para legitimar a discussão acerca do objetivo proposto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, por meio da entrevista semiestruturada com cinco Supermercados considerados de grande e pequeno porte na cidade de Guarapari-ES. As entrevistas foram transcritas e categorizadas em uma grade de categoria mista, composta por oito categorias de análise, elaboradas com base no grau de relevância dos temas abordados no roteiro das entrevistas. Os resultados da pesquisa mostraram que os empreendimentos analisados não somente utilizam ferramentas atrela das à tecnologia, mas fazem dessas ferramentas um forte aliado na tomada de decisões gerenciais. Pode-se perceber que, tais ferramentas, auxiliam tanto as decisões atreladas à área de finanças, quanto em recursos humanos, logística e contabilidade. Portanto, percebe-se que a Inteligência Artificial tem contribuído para os resultados na tomada de decisões gerenciais.

ABSTRACT: The objective of this article was to analyze how and which tools based on Artificial Intelligence are used by the Supermarket Network of the municipality of Guarapari-ES, as an aid to managers in the process of financial decision making. One of themain motivations to support t his article is the importance that the theme has for society, in addition to the contribution to the area of management and Information Technology, also linked to the benefits brought to the scientific production, applied to the supermarket sector, where currently there is little organized and synthesized knowledge on the subject. To legitimize the discussion about the proposed objective, a qualitative study was carried out, by means of semi structured interviews with five Supermarkets considered large and small in the city of Guarapari-ES. The interviews were transcribed and categorized into a mixed category grid, composed of eight categories of analysis, prepared based on the degree of relevance of the themes addressed in the interview script. The results of the research showed that the analyzed entrepreneurs not only use tools linked to technology, but also make these tools a strong ally in the making of managerial decisions. One can see that such tools help decisions related to the financial area, as well as to human resources, logistics, and accounting. Therefore, it can be seen that Artificial Intelligence has contributed to the final results in managerial decision making.


Collections: