DESAFIOS DA GESTÃO ORGANIZACIONAL EM UMA ONG QUE ATUA NO APOIO DO DESENVOLVIMENTO COMERCIAL DO ESPÍRITO SANTO

Prêmoli, Tatiane Nicolini (2021)

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RESUMO: Para que uma organização cresça, é necessário planejar suas ações, analisar o ambiente interno e externo, traçar estratégias e projetar ações futuras. Nas entidades sem fins lucrativos, onde o objetivo principal não é o lucro, existe a necessidade de ofertar os melhores produtos e serviços para seus clientes com os recursos disponíveis, e para isso, os gestores precisam planejar suas ações com o intuito de beneficiar as partes interessadas. O presente estudo discorre sobre o tema diagnóstico empresarial, realizado na ONG Alfa que atua no apoio do desenvolvimento comercial, localizada em um município do interior do estado do Espírito Santo. O objetivo do trabalho é analisar sua gestão, identificando suas dificuldades, seus pontos fortes e frágeis e propor intervenções por meio do diagnóstico empresarial. O estudo foi desenvolvido através da abordagem qualitativa, onde a pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, desenvolvida em forma de estudo de caso. As pesquisas realizadas com os gestores e sócios desta ONG, demonstram o quanto a instituição é bem aceita e muito bem reconhecida pela comunidade, mas também identificou oportunidades de crescimento, trazendo uma reflexão para os gestores, apontando diversos caminhos a serem seguidos. O presente estudo mostra a importância de se dedicar um tempo adequado à sua gestão para que se possa alcançar suas metas e objetivos, além de expor a importância dos clientes dentro do contexto de sua satisfação em relação aos serviços prestados.

ABSTRACT: For an organization to grow, it is necessary to plan its actions, analyze the internal and external environment, outline strategies and project future actions. In non-profit entities, where the main objective is not profit, there is a need to offer the best products and services to their customers, with the available resources, and for this, managers need to plan their actions with the objective of benefiting the parties interested parties. This study discusses the theme of business diagnostics, carried out at the NGO Alfa, which supports commercial development, located in a city in the interior of the state of Espírito Santo. The objective of the work is to analyze its management, identifying its difficulties, its strengths and weaknesses and to propose interventions through the business diagnosis. The study was developed through the qualitative approach, where the research is classified as exploratory and descriptive, developed in the form of a case study. The research carried out with the managers and partners of this NGO, demonstrates how well the institution is well accepted and very well recognized by the community, but it also identified opportunities for growth, bringing a reflection to the managers, pointing out different paths to be followed. This study shows the importance of dedicating adequate time to your management so that you can achieve your goals and objectives, in addition to exposing the importance of customers within the context of their satisfaction with the services provided.


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