Metodologias de custeio e precificação: um estudo da formação de preço de venda de artesanatos em Piúma-ES
tcc
RESUMO: Este trabalho objetivou investigar a metodologia utilizada na formação do preço de venda dos artesanatos, baseando em analisar os métodos de custeio e precificação adotados por artesãos associados a organizações formais do município de Piúma - ES. Dessa forma utilizando estratégia quanti-qualitativa, de caráter exploratória-descritiva, e com base no referencial teórico adotado, foi realizada a coleta de dados in loco, por meio da aplicação de formulários, com a finalidade de colher os dados e as informações sobre como são formados os preços de venda dos artesanatos. Pelos resultados obtidos foi possível identificar que os artesãos da cidade de Piúma- ES, formam os seus preços baseados em uma estratégia mista, analisando os custos, a demanda e os concorrentes. Todavia, a pesquisa permitiu analisar que, os artesãos não adotam métodos de custeio encontrados na literatura, portanto, infere-se que estes utilizam medidas de custo estabelecidas por eles para apurar e calcular os custos de produção.
ABSTRACT: This work aimed to investigate the methodology used in the formation of the sales price of handicrafts, based on analyzing the costing and pricing methods adopted by craftsmen associated with formal organizations in the municipality of Piúma - ES. In this way using qualitative strategy of exploratory-descriptive character, and based on the theoretical reference adopted, it was performed the collection of data in loco, through the application of forms, in order to collect data and information about how the sales prices of handicrafts are formed. The results obtained allowed us to identify that the craftsman in Piúma - ES, form their prices based on a mixed strategy, analyzing the costs, the demand and the competitors. However, the research allowed to analyze that, the craftsmen do not adopt costing methods found in the literature, therefore, it is inferred that they use cost measures established by them to ascertain and calculate the production costs.
Redes Sociais