Interdisciplinaridade entre as disciplinas química, física e eletricidade: integração no curso técnico em eletrotécnica no Instituto Federal do Espírito Santo campus São Mateus

Santos, Karla Rossini Gomes (2019)

tcc

RESUMO: A interdisciplinaridade estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento traçando o que é comum entre elas. O motivo do presente trabalho foi promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Química, Física e Eletricidade por meio da integração dos conteúdos no Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, a fim de minimizar a dificuldade na aprendizagem nessas matérias. A metodologia aplicada foi pesquisa, observação e análise dos questionários aplicados. Identificou-se pontos em comum, nas ementas entre os conteúdos das disciplinas. O tema escolhido foi “O Átomo”, a partir disto, elaborou-se um planejamento, em conjunto com os professores das disciplinas supracitada, integrando cada ponto específico. Houve exposição do conteúdo no formato de aula expositiva interdisciplinar com o intuito de promover a integração dos conteúdos, e com isso maior absorção e entendimento do conteúdo ministrado, posteriormente os presentes responderam os questionários onde avaliaram a aula de maneira positiva e dinâmica. Após examinar os questionários foi proposto à direção de ensino que as futuras formações pedagógicas para professores e pedagogos estimulem ações de interdisciplinaridade, e com isso excitem nos professores o anseio e interesse pela dinâmica interdisciplinar, a fim de que se configure um novo cenário com maior integração entre os professores e conteúdos abordados, com o intuito de despertar nos alunos a vontade de estudar, se relacionar e compreender o mundo a sua volta


Collections: