Uso de material manipulativo na resolução de problemas envolvendo o conceito de probabilidade

Viana, Maycon Santos (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo verificar se o uso de material concreto facilita a resolução de problemas teóricos sobre probabilidade clássica. Para cumpri-lo fizemos uma seleção prévia de problemas sobre o conteúdo de probabilidade para os quais verificamos que seu contexto nos possibilitaria, em momento oportuno, a fazer uso de material concreto de apoio. Os sujeitos de pesquisa são alunos do ensino médio de uma escola pública de Cariacica-ES e escolhemos essa referida escola porque o professor da disciplina de matemática é conhecido do pesquisador e, quando sondado, manifestou estar favorável a contribuir com nossa pesquisa. Para a fundamentação teórica da pesquisa utilizamos, principalmente, propostas orientadas pelos autores Miranda, Sarmento, Firorentini, Vale e Polya, tendo focado, para essas escolhas, em suportes que versassem sobre os temas “resolução de problemas” e “conceito de probabilidade”. Nossa pesquisa foi desenvolvida com um cunho qualitativo descritivo e, metodologicamente, aplicamos as atividades que previamente selecionamos em dois momentos distintos, sendo o primeiro após a ministração do conteúdo teórico de apoio, pelo professor regente da disciplina e, o segundo, uma reaplicação dos mesmos problemas, disponibilizando aos alunos o material concreto de suporte. No desenvolvimento da pesquisa acabamos vivenciando uma paralisação das atividades letivas nas escolas das redes públicas e privadas, em todo o estado do Espírito Santo, por conta da pandemia de corona vírus e, como consequência, tivemos que fazer ajustes na pesquisa, que já se encontrava em fase de coleta de dados. Os ajustes constam descritos na metodologia e nela decidimos manter a esclarecimento do que pretendíamos e o que, de fato, foi possível desenvolver, diante das dificuldades que enfrentamos. Recolhemos os registros dos alunos, nestes dois momentos, os analisamos e comparamos os resultados, em busca de uma conclusão sobre a possibilidade do material concreto ter facilitado as resoluções das questões que selecionamos. A análise dos registros nos permitiu concluir que, para o caso analisado, o uso dos recursos manipulativos contribuiu para facilitar as resoluções dos problemas aplicados. Tal resultado parece reforçar a ideia dos autores que fundamentam nossa pesquisa de que práticas de ensino diversificadas, em sala de aula, devam ser, preferencialmente, adotadas pelos docentes, por se acreditar que sejam capazes de promover uma facilitação na aprendizagem dos alunos.


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