A história da ciência na educação científica: uma revisão de literatura

Rodrigues, Gustavo Matheus de Oliveira ; Rodrigues Junior, Edmundo ; Oliveira, Paulo José Pereira de (2020)

Artigo

RESUMO: A abordagem da história da ciência na educação científica tem se mostrado um campo de pesquisa com cada vez mais espaço e importância, dadas suas potencialidades no aprimoramento do ensino de ciências. Por esta razão, este artigo apresenta o resultado de uma revisão de literatura, entre jan de 2010 e abril de 2020 que consiste em identificar e analisar os artigos que tratam especificamente de propostas para aproximar o conhecimento gerado por trabalhos de pesquisadores de história da ciência no ensino, com os professores de ciências. A pesquisa, de cunho qualitativo foi realizada buscando termos específicos em um conjunto de periódicos selecionados pela abrangência e classificação do novo qualis capes 2019. Foram criadas categorias de análise e, por meio da técnica de análise do conteúdo, os artigos foram agrupados e analisados. A categoria obtida reuniu trabalhos relacionados à natureza da ciência e a evolução dos conceitos de física. As implicações didáticas da natureza da ciência parece ser um ponto de convergência interessante entre os teóricos.

ABSTRACT: The approach of the history of science in science education has proved to be a research field with more and more space and importance, given its potential in improving science education. For this reason, this article presents the result of a literature review, between Jan 2010 and April 2020, which consists of identifying and analyzing articles that specifically deal with proposals to bring together the knowledge generated by the works of science history researchers in Brazil. The qualitative research was carried out looking for specific terms in a set of journals selected by the scope and classification of the new qualis capes 2019. Analysis categories were created and, using the content analysis technique, the articles were grouped and analyzed. The category obtained brought together works related to the nature of science and the evolution of the concepts of physics. The didactic implications of the nature of science seem to be an interesting point of convergence among theorists


Collections: