Distorções entre a BNCC e o ENEM: uma visão focada em ciências da natureza utilizando a taxonomia de bloom revisada

MARQUES, Fabielle Castelan ; NASCIMENTO, Bruno Costa do ; SOUZA, Tércio da Silva de (2021-03)

artigo

A recém implementada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças significativas para a organização escolar. Diante disso, uma análise profunda da metodologia de avaliação do ensino médio precisa ser realizada. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os itens de química presentes nas edições do ENEM de 2015 a 2019, assim como das orientações presentes na BNCC, utilizando a Taxonomia de Bloom Revisada (TBR), a fim de promover uma classificação das demandas cognitivas e da dimensão do conhecimento solicitadas por cada um dos itens. Os dados evidenciam um desalinhamento entre a recém-implementada BNCC e os itens do ENEM. Ressalta-se a necessidade de se reformular o método de avaliação do ensino médio, visto que a prova objetiva é um método que, além de não atingir os graus máximos de ordem cognitiva, aparece como uma avaliação superficial do indivíduo testado.

Recently implemented National Common Curricular Base (BNCC) brought changes to the school organization and a thorough analysis of the high school evaluation methodology needs to be carried out. In this context, this work aims to analyze the Chemistry items present in the ENEM editions from 2015 to 2019, as well as the guidelines present at the BNCC, using the Revised Bloom Taxonomy (TBR), in order to promote a classification of cognitive demands and the dimension of knowledge requested by each item. The data show a misalignment between the recently implemented BNCC and the items of the ENEM. The need to reformulate the high school evaluation method is emphasized, since the objective test is a method that, in addition to not reaching the maximum levels of cognitive order, appears as a superficial evaluation of the tested individual.


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