A formação continuada dos professores que ensinam matemática e a educação inclusiva: intercessões possíveis

Carvalho, Maria Clara Sales de (2021)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Analisa como se dá a formação continuada dos professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental de Cachoeiro de Itapemirim em relação à educação inclusiva; caracteriza os processos de formação continuada dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental de Cachoeiro de Itapemirim, relaciona as demandas de formação continuada com as condições de trabalho dos professores. Movimentaram a pesquisa a seguintes questão problematizadora: como se dá a formação continuada dos professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de Cachoeiro de Itapemirim, em relação à educação inclusiva? A metodologia caracteriza-se como qualitativa, exploratória do tipo estudo de caso. Conclui-se que a formação continuada vivenciada pelos professores investigados ainda é pouco significativa, uma vez que muitos alegam que não possuem conhecimento a respeito de metodologias e de recursos que atendam aos alunos com deficiência. Observa-se que a responsabilidade do ensino e da aprendizagem dos alunos com deficiência não cabe somente aos professores de educação especial, mas a todos os envolvidos no processo de inclusão escolar. Além do fundamental papel dos docentes, cabe aos órgãos responsáveis garantir uma aprendizagem significativa a esses alunos, nesse sentido é possível afirmar que formação inicial e continuada impacta de forma relevante na inclusão de alunos com deficiência à medida que contribui para que o processo ensino-aprendizagem seja mais significativa e atenda às necessidades específicas dos alunos com deficiência.

ABSTRACT: It analyzes how the continuing education of teachers who teach mathematics in the final years of the Elementary School of Cachoeiro de Itapemirim takes place in relation to inclusive education; characterizes the processes of continuing education for mathematics teachers in the final years of elementary school in Cachoeiro de Itapemirim, and relates the demands for continuing education with the working conditions of teachers. The following problematic question moved the research: how does the continuing education of mathematics teachers in the final years of the Elementary School of Cachoeiro de Itapemirim take place, in relation to inclusive education? The methodology is characterized as qualitative, exploratory of the case study type. It is concluded that the continuing education experienced by the investigated teachers is still of little significance, since many claim that they do not have knowledge about methodologies and resources that assist students with disabilities. It is observed that the responsibility for teaching and learning students with disabilities lies not only with special education teachers, but with everyone involved in the school inclusion process. In addition to the fundamental role of teachers, it is the responsibility of the responsible bodies to ensure meaningful learning for these students. In this sense, it is possible to state that initial and continuing training has a relevant impact on the inclusion of students with disabilities as it contributes to the teaching-learning process. is more meaningful and meets the specific needs of students with disabilities.


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