O ESTÁGIO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO

Tomazini, Ritieli Donna (2021)

tcc

RESUMO: O estágio é uma maneira dos estudantes aplicarem os estudos teóricos da graduação, e uma forma de inserção destes no mercado de trabalho, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar por meio de entrevistas individuais com estudantes do curso de Bacharelado em Administração de uma instituição pública de ensino, a experiência do estágio e suas contribuições. A metodologia utilizada nesta pesquisa é exploratória-descritiva, voltada para uma observação detalhada das entrevistas. Em síntese, foi possível identificar que a experiência do estágio para o aluno em formação é importante para incluí-lo de início no mercado de trabalho, pois anteriormente o aluno ainda não teve experiências laborais, além de desenvolver os ensinamentos do ambiente acadêmico na prática. Também foi observado que o estágio contribui financeiramente e agrega experiências de convívio interpessoal dos alunos entrevistados. Sugere-se novas pesquisas relacionadas com o atual trabalho, pois este foi realizado em uma só instituição de ensino. Além disso, o público-alvo desta pesquisa são pesquisadores interessados em entender a complexidade da contribuição do estágio para a formação de estudantes, futuros estagiários e a quem interessar este tema.

ABSTRACT: The internship is as a way of the students to apply the theorich studies of the graduation, and a way of inserting them in the labour market, the goal of this course completion work is to analyse through individual interviews with Bachelor of Business Administration course students, from public educational institution, the experience of the internship and its contributions. The methodology used in this research is exploratory-descriptive, focused on a detailed observation of the interviews. In summary, it was possible to identify that the internship experience for the student in training is important to include him/her in the beginning of the labour market, because previously the student has not yet had work experiences, in addition to developing the teachings of the academic environment in practice. It was also observed that internship contributes financially and adds experiences of interpersonal interaction of the interviewed students. New research related to current work is suggested, because this was carried out in a single educational institution. In addition, the target audience of this research are researchers interested in understanding the complexity of the contribution of the internship to the training of students, future interns and to whom this theme is interested.