Permanência em cursos de licenciaturas do Ifes: problematizações e possibilidades

Nardoto, Caroline Araujo Costa (2021)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa analisa a ocorrência dos fenômenos da evasão e da permanência no contexto dos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV); caracteriza a evasão e investiga possibilidades e estratégias para incentivar a permanência de estudantes nos cursos investigados; e elabora propostas para o enfrentamento da evasão e promoção da permanência dos estudantes dos cursos de licenciaturas do Ifes localizados nessa Região. O estudo é qualitativo e vale-se da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas para a realização da pesquisa de campo. Os(as) participantes da pesquisa são pedagogos(as)/TAEs e coordenadores(as) de curso de licenciaturas presenciais dos campi do Ifes localizados naquela Região: campus Cariacica - Licenciatura em Física; campus Vila Velha - Licenciatura em Química; e campus Vitória - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Licenciatura em Matemática. Utiliza um quadro de referenciais teóricos que sustenta uma reflexão crítica sobre a formação de professores, o fenômeno da evasão e possibilidades para a permanência estudantil no contexto dos cursos de licenciaturas. Para análise dos dados, a pesquisa recorre a técnica da análise de conteúdo e com base na discussão dos resultados, destaca as seguintes considerações-sínteses: a necessidade de se propiciar formação sobre a temática da evasão e permanência em instituições de ensino superior e em cursos de licenciatura, uma vez que a falta de clareza dificulta o entendimento e a análise do fenômeno e constitui obstáculo ao enfrentamento do problema e obtenção de saldos mais positivos; a importância de analisar a evasão partir de concepções que evidenciam seu caráter complexo, multifatorial e processual; a relevância da identificação das causas da evasão, preferencialmente por curso, de forma sistematizada institucionalmente; a potencialidade da perspectiva da integração/envolvimento ativo dos estudantes com a instituição para suas permanências; a importância da organização de uma rotina sistemática de acompanhamento do desenvolvimento acadêmico dos licenciandos; a sala de aula como espaço privilegiado para as atividades de aconselhamento informativo, suporte acadêmico e integração com a instituição; que o acesso aos cursos superiores sem suporte acadêmico não é inclusivo. Como produto desta dissertação, a partir das discussões com os(as) coordenadores(as) de curso e pedagogos(as)/TAEs participantes da pesquisa, à luz dos referenciais teóricos e bibliografias adotadas, foi elaborada uma proposta com possibilidades para a permanência dos estudantes dos cursos de licenciaturas do Ifes localizados na Região pesquisada.

ABSTRACT: This research analyzes the occurrence of dropout and permanence phenomena in the context of undergraduate courses at the Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), located in the Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV); characterizes evasion and investigates possibilities and strategies to encourage students to remain in the investigated courses; and elaborates proposals to face evasion and promote the permanence of students from Ifes undergraduate courses located in that Region. The study is qualitative and uses bibliographic research, documentary research and semi-structured interviews to carry out field research. The research participants are pedagogues and course coordinators of on-campus undergraduate courses at Ifes campuses located at RMGV: Cariacica campus - Degree in Physics; Vila Velha campus - Degree in Chemistry; and Vitória campus - Degree in Letras - Portuguese Language; and in Mathematics. It uses a framework of theoretical references that supports a critical reflection on teacher education, the phenomenon of dropout and possibilities for student stay in the context of undergraduate courses. For data analysis, the research uses the content analysis technique and based on the discussion of the results, highlights the following summary considerations: the need to provide training on the topic of dropout and permanence in higher education institutions and courses degree, since the lack of clarity makes it difficult to understand and analyze the phenomenon and constitutes an obstacle to facing the problem and obtaining more positive balances; the importance of analyzing evasion based on concepts that show its complex, multifactorial and procedural character; the relevance of identifying the causes of evasion, preferably by course, in an institutionalized way; the potential of the perspective of integration / active involvement of students with the institution for their stays; the importance of organizing a systematic routine to monitor the academic development of undergraduates; the classroom as a privileged space for activities of informative counseling, academic support and integration with the institution; that access to higher education courses without academic support is not inclusive. As a product of this dissertation, from the discussions with the course coordinators and pedagogues / TAEs participating in the research, in the light of the theoretical frameworks and bibliographies adopted, a proposal was elaborated with possibilities for the permanence of the students from Ifes undergraduate courses located in the region surveyed.


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