Voluntariado empresarial: um estudo sobre a percepção dos colaboradores de uma concessionária de serviços públicos no Espírito Santo
Trabalho de conclusão de curso
Resumo: Tendo em vista o papel do Voluntariado Empresarial no sentido de promover ações sociais e incentivar a participação cada vez mais ativa dos colaboradores nas atividades que envolvem as comunidades, tem se discutido veemente acerca de como isto influencia positivamente no desenvolvimento de competências nos colaboradores que se engajam a atuar em programas de Voluntariado. O presente artigo teve como objetivo conhecer a percepção dos colaboradores de uma Concessionária de Serviços Públicos no estado do Espírito Santo sobre as ações do programa de Voluntariado Empresarial. Diante disso, foi realizado um estudo de caso na organização a fim de obter um conhecimento mais aprofundado com relação ao tema e entender as necessidades deste estudo. Na fase da pesquisa de campo, realizou-se entrevistas semiestruturadas por meio do software Microsoft Teams com uma amostra de 6 colaboradores, utilizando um formulário composto por perguntas abertas. Com base nos dados obtidos, as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Portanto, diante da análise dos resultados, foi possível constatar as percepções dos colaboradores ao realizarem o Voluntariado Empresarial e as competências comportamentais desenvolvidas como consequência das ações, tais como: Inteligência emocional, comunicação eficaz, habilidade de negociação, criatividade e engajamento.
Abstract: In view of the role of Corporate Volunteering in promoting social actions and encouraging the increasingly active participation of employees in activities that involve communities, there has been a vehement debate about how this positively influences the development of skills in employees who engage working in Volunteer programs. This article aimed to know the perception of the employees of a Public Service Concessionaire in the state of Espírito Santo about the actions of the Corporate Volunteering program. Therefore, a case study was carried out in the organization in order to obtain a more in-depth knowledge regarding the theme and understand the needs of this study. In the field research phase, semi-structured interviews were conducted using the Microsoft Teams software with a sample of 6 employees, using a form composed of open questions. Based on the data obtained, the interviews were subjected to thematic content analysis. Therefore, in view of the analysis of the results, it was possible to verify the perceptions of the collaborators when carrying out the Corporate Volunteering and the behavioral competences developed as a consequence of the actions, such as: Emotional intelligence, effective communication, negotiation skills, creativity and engagement.
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