Da latência à visibilidade: práticas educativas de prevenção ao suicídio
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa se insere na linha de "Práticas educativas" do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, no curso de Mestrado Profissional, problematiza sobre a latência da invisibilidade do suicídio em Santa Maria de Jetibá por meio de práticas educativas dialógicas com os alunos cursando o ensino médio, devidamente matriculados na EEEFM Graça Aranha, localizado no município de Santa Maria de Jetibá – ES. Por se tratar de um mestrado profissional, o produto educativo foi efetivado por meio do livro pedagógico com o título: Borboletear – um passeio pelas subjetividades práticas educativas de prevenção ao suicídio, de apoio ao docente no campo das práticas educativas de prevenção do suicídio. Trata-se de uma pesquisa participante de cunho qualitativo, sistematizada através do método de análise de conteúdo. Com isso, objetivamos visibilizar o problema do suicídio e fomentar práticas educativas de prevenção na Escola para fins profiláticos. A pesquisa discutiu o ensino a partir da Pedagogia Freireana. Os resultados indicaram que é uma comunidade tradicional que não queria discutir o assunto, inclusive em termos críticos, no entanto, nota-se que os desdobramentos dessa pesquisa movimentaram atores e sistemas públicos de saúde e educação, na direção de mudanças, apontando tarefas sociais e rumos para novas pesquisas.
ABSTRACT: This research is in line with the "Educational Practices" of the Postgraduate Program in Humanities Teaching of the Federal Institute of Espírito Santo, in the Professional Master course, discusses the latency of the invisibility of suicide in Santa Maria de Jetibá through dialogical educational practices with students attending high school, duly enrolled at EEEFM Graça Aranha, located in Santa Maria de Jetibá - ES. Because it is a professional master's degree, the educational product was implemented through the pedagogical book entitled: Butterfly - a walk through the subjectivities educational practices of suicide prevention, support to teachers in the field of educational practices of prevention of suicide. It is a participatory research of qualitative nature, systematized through the method of content analysis. With this, we aim to make the problem of suicide visible and to promote preventive educational practices at school for prophylactic purposes. The research discussed teaching from Freirean Pedagogy. The results indicated that it is a traditional community that did not want to discuss the issue, even in critical terms. However, the results of this research moved actors and public health and education systems towards changes, pointing social and social tasks. directions for further research.
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