Aprendizagem baseada em projetos: desafio da ponte
tcc
Os processos de ensino-aprendizagem vêm passando por mudanças acompanhando as transformações que ocorrem na sociedade. A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma abordagem de ensino que o discente tem um papel ativo, sendo o principal responsável por sua aprendizagem e o professor sendo um mediador. Disciplinas da área de estruturas, que exigem cálculos complexos, desestimulam alunos que não tem afinidade com a área, e muitas vezes decoram os procedimentos sem entender o real sentido das formulações. O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, através da Aprendizagem Baseada em projetos, trazendo um desafio de construção de uma ponte para disciplina de isostática do curso de Arquitetura e Urbanismo. Relatos de competições entre alunos de execuções de pontes de palitos indicam uma boa aceitação, principalmente pelo fato de relacionar a teoria com a prática. A proposta visa aprimorar o processo de ensino da disciplina de isostática, materializando os ensinos e teorias abordadas no curso.
Redes Sociais