Vamos brincar de adoletá!? Uma proposta de trabalho com a combinatória na infância

Rocha, Débora Amana Marvilla (2021)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Neste artigo, apresenta-se uma proposta de intervenção pedagógica estruturada a partir de ações que podem auxiliar professores no trabalho com o desenvolvimento do raciocínio combinatório na infância. Propõe-se uma sequência didática planejada com base na brincadeira de roda Adoletá. Para tanto, respalda-se em Brasil (2017; 2014; 2013; 1998), Sarmento (2011), Silva (2019), Zanon (2011; 2019), Borba (2010), Pessoa e Borba (2009), Barreto e Borba (2010), Rocha e Borba (2009), Roldão (2007), Santos-Wagner (2008) e Polya (1995). Embora se reconheça que o desenvolvimento do raciocínio combinatório seja um campo de estudo amplo que incorpora técnicas de contagem e outros conceitos matemáticos, entende-se que eles perpassam as ações propostas na sequência didática aqui apresentada. Desse modo, ela se torna uma possibilidade de o professor trabalhar com a resolução de problemas na infância, oportuniza aos alunos a criação dos próprios métodos de resolução e a familiarização com a matemática ainda na infância. Assim sendo, espera-se que este artigo incentive professores da educação infantil a explorar diversos tópicos de matemática e, em especial, a análise combinatória, pois muitas são as possibilidades de se despertar o pensamento combinatório na infância.

ABSTRACT: In this article, a proposal for a pedagogical intervention based on actions that can assist teachers in the work with the development of combinatorial reasoning in childhood is presented. A planned didactic sequence based on the Adoletá children’s circle game is proposed. For this, it relies on Brasil (2017; 2014; 2013; 1998), Sarmento (2011), Silva (2019), Zanon (2011; 2019), Borba (2010), Pessoa and Borba (2009), Barreto and Borba (2010), Rocha and Borba (2009), Roldão (2007), Santos-Wagner (2008) and Polya (1995). Although it is recognized that the development of combinatorial reasoning is a broad field of study that incorporates counting techniques and other mathematical concepts, it is understood that they permeate the actions proposed in the didactic sequence presented here. In this way, it becomes a possibility for the teacher to work with problem solving in childhood, giving students the opportunity to create their own methods of solving and familiarizing themselves with mathematics in childhood. Therefore, it is hoped that this article can encourage teachers of early childhood education to explore various topics in mathematics, in particular, combinatorial analysis, once there are several possibilities for awakening combinatorial thinking in childhood.


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