Modos de participar : interferências e irreverências estudantis no Ifes - Campus Serra

Laurindo, Cynthia Krüger Quinino Marciano (2020)

dissertacao_mestrado

Essa dissertação objetivou acompanhar os modos de participar dos estudantes e suas interferências nos processos de formação e gestão no Ifes Campus Serra (ES). Esse campus oferta educação profissional e tecnológica em uma cidade que é construída cotidianamente em meio a muitas lutas e movimentações populares, frente aos processos de desigualdade, pobreza e violências diversas, vivenciados por suas moradoras e moradores. É nesse espaço onde nos propomos a pesquisar os processos de participação, partindo do conceito de participação como o exercício de se tomar parte dos processos decisórios, tanto na máquina de Estado, como nas relações que estabelecemos na vida cotidiana. O percurso de pesquisa foi construído a partir dos referenciais da pesquisa-intervenção e aconteceu durante o ano de 2019 por meio da tessitura de conversas com duas participantes de movimentos sociais em Serra, que vivenciaram a expansão urbana desse município; e também por meio da colaboração de estudantes do Ifes Campus Serra, que nos indicaram outros sujeitos inspirados na técnica ‘bola de neve’; bem como com trabalhadores desta Escola. A pesquisa permitiu o acesso a uma riqueza de movimentos e movimentações de participação que se efetuam fora dos canais formais de participação estudantil, ainda que aconteçam também nesses âmbitos. Desses, destacamos as seguintes ações: Jornal No Muro, Grêmio Estudantil Edson Luís e as ações estudantis no Projeto Boas Vindas e na Festa Cultural, com destaque para a peça “Cinderello”. Concluímos apontando que esses modos de participar interferem nos processos de formação e gestão do Ifes, colocando em análise práticas cotidianas muitas vezes silenciadas no cotidiano da Escola.


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