Show simple item record

Saberes e conhecimentos necessários ao futuro professor que ensina matemática: na visão do professor formador

dc.contributor.advisorGualandi, Jorge Henrique
dc.contributor.authorSoares, Wallace Coutinho
dc.date.accessioned2021-04-06T14:22:05Z
dc.date.available2021-04-06T14:22:05Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSoares, Wallace Coutinho. Saberes e conhecimentos necessários ao futuro professor que ensina matemática: na visão do professor formador. 28 f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/818
dc.description.abstractOs saberes e conhecimentos necessários ao professor que ensina matemática constituem um tema complexo que vem sendo debatido por estudantes, professores e pesquisadores. Assim, são levantadas questões como: Quais os conhecimentos necessários à formação do professor de matemática? Que tipo de abordagem do professor formador, ao ensinar o conteúdo, auxilia em uma formação que permita o licenciando utilizar os saberes adquiridos na graduação de forma contextualizada e significativa na educação básica? Para responder a essas questões, buscou-se, neste estudo, analisar a visão do professor formador sobre a sua metodologia de ensino e conhecimentos presentes na formação do futuro professor que ensina matemática ao qual ele ensina. Este estudo é de abordagem qualitativa, na acepção de Bogdan e Biklen (1994), o qual contou com uma entrevista semiestruturada, conforme definido por Lüdke e André (1986), com professores efetivos, lotados na coordenadoria do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES campus Cachoeiro de Itapemirim. Para essa análise, fundamentou-se teoricamente nos autores: Klein (2009); Ferreira (2003); Moreira e Ferreira (2013); Bertini, Moraes, Valente (2017); Fontana e Cordenonsi (2015); Resende (2015); David, Moreira e Thomaz (2013); e Alburquerque et al (2006). Ao final deste estudo, constatou-se que nos cursos de formação de professores, os conhecimentos específicos da matemática são trabalhados de forma isolada com o campo de atuação do futuro professor. Assim, concluímos que a formação continuada é importante para a carreira do professor, pois pode proporcionar momentos de discussões e reflexões acerca da relação existente entre a matemática acadêmica e a matemática escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe wisdomcy and knowledge needed by the teacher who teaches mathematics is a complex topic that has been debated by students, teachers, and researchers. Thus, questions are raised such as: What knowledge is necessary for the formation of the mathematics teacher? What kind of approach does the teacher, when teaching the content, assist in training that allows the licensee to use the knowledge acquired in undergraduate topics in a contextualized and meaningful way in basic education? To answer these questions, this study aimed to analyze the view of the teacher about his teaching methodology and knowledge present in the training of the future teacher who teaches mathematics to which he teaches. This study has a qualitative approach, in the sense of Bogdan and Biklen (1994), which included a semi-structured interview, as defined by Lüdke and André (1986), with effective teachers, assigned to the coordinator of the Mathematics degree course at the Institute Federal do Espírito Santo - IFES campus Cachoeiro de Itapemirim. For this analysis, it was theoretically based on the authors: Klein (2009); Ferreira (2003); Moreira and Ferreira (2013); Bertini, Moraes, Valente (2017); Fontana and Cordenonsi (2015); Resende (2015); David, Moreira, and Thomaz (2013); and Alburquerque et al (2006). At the end of this study, it was found that in teacher training courses, the specific knowledge of mathematics is worked in isolation with the field of action of the future teacher. Thus, we conclude that continuing education is important for the teacher's career, as it can provide moments of discussions and reflections about the relationship between academic mathematics and school mathematics.pt_BR
dc.format.extent28 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectConhecimentospt_BR
dc.subjectMatemática acadêmicapt_BR
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectProfessor que ensina matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleSaberes e conhecimentos necessários ao futuro professor que ensina matemática: na visão do professor formadorpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (IFES)pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3386420572368441pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberSantos, Pollyana dos
dc.contributor.memberPeixoto, Edson Maciel
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2400061534233661pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7874233642663265pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5239-1192pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps:// orcid.org/0000-0002-0302-7650pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record