Saberes e conhecimentos necessários ao futuro professor que ensina matemática: na visão do professor formador

Soares, Wallace Coutinho (2021)

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Os saberes e conhecimentos necessários ao professor que ensina matemática constituem um tema complexo que vem sendo debatido por estudantes, professores e pesquisadores. Assim, são levantadas questões como: Quais os conhecimentos necessários à formação do professor de matemática? Que tipo de abordagem do professor formador, ao ensinar o conteúdo, auxilia em uma formação que permita o licenciando utilizar os saberes adquiridos na graduação de forma contextualizada e significativa na educação básica? Para responder a essas questões, buscou-se, neste estudo, analisar a visão do professor formador sobre a sua metodologia de ensino e conhecimentos presentes na formação do futuro professor que ensina matemática ao qual ele ensina. Este estudo é de abordagem qualitativa, na acepção de Bogdan e Biklen (1994), o qual contou com uma entrevista semiestruturada, conforme definido por Lüdke e André (1986), com professores efetivos, lotados na coordenadoria do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES campus Cachoeiro de Itapemirim. Para essa análise, fundamentou-se teoricamente nos autores: Klein (2009); Ferreira (2003); Moreira e Ferreira (2013); Bertini, Moraes, Valente (2017); Fontana e Cordenonsi (2015); Resende (2015); David, Moreira e Thomaz (2013); e Alburquerque et al (2006). Ao final deste estudo, constatou-se que nos cursos de formação de professores, os conhecimentos específicos da matemática são trabalhados de forma isolada com o campo de atuação do futuro professor. Assim, concluímos que a formação continuada é importante para a carreira do professor, pois pode proporcionar momentos de discussões e reflexões acerca da relação existente entre a matemática acadêmica e a matemática escolar.

The wisdomcy and knowledge needed by the teacher who teaches mathematics is a complex topic that has been debated by students, teachers, and researchers. Thus, questions are raised such as: What knowledge is necessary for the formation of the mathematics teacher? What kind of approach does the teacher, when teaching the content, assist in training that allows the licensee to use the knowledge acquired in undergraduate topics in a contextualized and meaningful way in basic education? To answer these questions, this study aimed to analyze the view of the teacher about his teaching methodology and knowledge present in the training of the future teacher who teaches mathematics to which he teaches. This study has a qualitative approach, in the sense of Bogdan and Biklen (1994), which included a semi-structured interview, as defined by Lüdke and André (1986), with effective teachers, assigned to the coordinator of the Mathematics degree course at the Institute Federal do Espírito Santo - IFES campus Cachoeiro de Itapemirim. For this analysis, it was theoretically based on the authors: Klein (2009); Ferreira (2003); Moreira and Ferreira (2013); Bertini, Moraes, Valente (2017); Fontana and Cordenonsi (2015); Resende (2015); David, Moreira, and Thomaz (2013); and Alburquerque et al (2006). At the end of this study, it was found that in teacher training courses, the specific knowledge of mathematics is worked in isolation with the field of action of the future teacher. Thus, we conclude that continuing education is important for the teacher's career, as it can provide moments of discussions and reflections about the relationship between academic mathematics and school mathematics.


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