Show simple item record

Metodologias ativas e o uso das TDIC´s: analisando e desvelando indícios para ações pedagógicas na formação do aluno surdo

dc.contributor.advisorBraga, Ana Claudia Fehelberg Pinto
dc.contributor.authorVale, Mauricio Soares do
dc.date.accessioned2021-04-05T18:36:56Z
dc.date.available2021-04-05T18:36:56Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationVALE. Mauricio Soares do. Metodologia ativas e o uso da TDIC's : analisando e desvelando indícios para ações pedagógicas na formação do aluno surdo. 2020. 38 f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas para Professores). Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Colatina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/808
dc.description.abstractCom o fortalecimento da inclusão escolar nos últimos anos pôde-se observar uma quebra de paradigma com o crescimento do número de matrículas na escola regular de alunos com algum tipo de deficiência. O ensino médio e o técnico profissionalizante têm enfrentado dificuldades e desafios com relação ao acesso, conhecimento trabalhado, formação docente e práticas pedagógicas. Para os alunos surdos o acesso à educação demanda uma proposta educativa que considere suas especificidades linguísticas. A situação se agrava quando observado os cursos técnicos profissionalizantes, que possuem especificidades que torna a inclusão mais desafiadora. O Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina foi escolhido para uma proposta de intervenção pedagógica com a adoção de metodologias ativas e a criação de um sinalário com termos técnicos e materiais em formato de aplicativo (programa de computador concebido para processar dados eletronicamente). Fez-se a opção pela pesquisa-ação colaborativo-crítica com a utilização de uma variabilidade de instrumentos de coleta de dados, fontes e técnicas de pesquisa. Concluiu-se que o uso dessas novas tecnologias deve ser vista não apenas como variações no uso da linguagem, mas principalmente, como novas formas para aquisição do conhecimento e devem ser estudados no contexto da cultura contemporânea em que a sociedade e estes alunos surdos estão envolvidos. Por fim, acrescenta-se que a proposta de intervenção pedagógica constitui-se como uma relevante e importante ferramenta na possibilidade de se buscar e oportunizar uma melhora no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent38 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Educaçãopt_BR
dc.titleMetodologias ativas e o uso das TDIC´s: analisando e desvelando indícios para ações pedagógicas na formação do aluno surdopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Colatinapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1016805490817392pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Colatinapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9599755006814886pt_BR
ifes.course.underposgraduateEspecialização em Práticas Pedagógicas para Professores
dc.contributor.memberVasconcellos, Ruan Managna
dc.contributor.memberAbreu, Elson da Silva
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9154058685705898pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0919526626523529pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record