dc.contributor.advisor | Braga, Ana Claudia Fehelberg Pinto | |
dc.contributor.author | Vale, Mauricio Soares do | |
dc.date.accessioned | 2021-04-05T18:36:56Z | |
dc.date.available | 2021-04-05T18:36:56Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | VALE. Mauricio Soares do. Metodologia ativas e o uso da TDIC's : analisando e desvelando indícios para ações pedagógicas na formação do aluno surdo. 2020. 38 f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas para Professores). Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Colatina, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/808 | |
dc.description.abstract | Com o fortalecimento da inclusão escolar nos últimos anos pôde-se observar uma quebra de paradigma com o crescimento do número de matrículas na escola regular de alunos com algum tipo de deficiência. O ensino médio e o técnico profissionalizante têm enfrentado dificuldades e desafios com relação ao acesso, conhecimento trabalhado, formação docente e práticas pedagógicas. Para os alunos surdos o acesso à educação demanda uma proposta educativa que considere suas especificidades linguísticas. A situação se agrava quando observado os cursos técnicos profissionalizantes, que possuem especificidades que torna a inclusão mais desafiadora. O Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina foi escolhido para uma proposta de intervenção pedagógica com a adoção de metodologias ativas e a criação de um sinalário com termos técnicos e materiais em formato de aplicativo (programa de computador concebido para processar dados eletronicamente). Fez-se a opção pela pesquisa-ação colaborativo-crítica com a utilização de uma variabilidade de instrumentos de coleta de dados, fontes e técnicas de pesquisa. Concluiu-se que o uso dessas novas tecnologias deve ser vista não apenas como variações no uso da linguagem, mas principalmente, como novas formas para aquisição do conhecimento e devem ser estudados no contexto da cultura contemporânea em que a sociedade e estes alunos surdos estão envolvidos. Por fim, acrescenta-se que a proposta de intervenção pedagógica constitui-se como uma relevante e importante ferramenta na possibilidade de se buscar e oportunizar uma melhora no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Ativa | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação - Educação | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas e o uso das TDIC´s: analisando e desvelando indícios para ações pedagógicas na formação do aluno surdo | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Colatina | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/1016805490817392 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Colatina | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9599755006814886 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Especialização em Práticas Pedagógicas para Professores | |
dc.contributor.member | Vasconcellos, Ruan Managna | |
dc.contributor.member | Abreu, Elson da Silva | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/9154058685705898 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/0919526626523529 | pt_BR |
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