Metodologias ativas e o uso das TDIC´s: analisando e desvelando indícios para ações pedagógicas na formação do aluno surdo

Vale, Mauricio Soares do (2020)

tcc

Com o fortalecimento da inclusão escolar nos últimos anos pôde-se observar uma quebra de paradigma com o crescimento do número de matrículas na escola regular de alunos com algum tipo de deficiência. O ensino médio e o técnico profissionalizante têm enfrentado dificuldades e desafios com relação ao acesso, conhecimento trabalhado, formação docente e práticas pedagógicas. Para os alunos surdos o acesso à educação demanda uma proposta educativa que considere suas especificidades linguísticas. A situação se agrava quando observado os cursos técnicos profissionalizantes, que possuem especificidades que torna a inclusão mais desafiadora. O Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina foi escolhido para uma proposta de intervenção pedagógica com a adoção de metodologias ativas e a criação de um sinalário com termos técnicos e materiais em formato de aplicativo (programa de computador concebido para processar dados eletronicamente). Fez-se a opção pela pesquisa-ação colaborativo-crítica com a utilização de uma variabilidade de instrumentos de coleta de dados, fontes e técnicas de pesquisa. Concluiu-se que o uso dessas novas tecnologias deve ser vista não apenas como variações no uso da linguagem, mas principalmente, como novas formas para aquisição do conhecimento e devem ser estudados no contexto da cultura contemporânea em que a sociedade e estes alunos surdos estão envolvidos. Por fim, acrescenta-se que a proposta de intervenção pedagógica constitui-se como uma relevante e importante ferramenta na possibilidade de se buscar e oportunizar uma melhora no processo de ensino e aprendizagem.


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