Show simple item record

A sistematização da Metodologia Ativa na disciplina de Conforto Ambiental V do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ifes Campus Colatina

dc.contributor.advisorBraga, Ana Claudia Fehelberg Pinto
dc.contributor.authorAmorim, Alexandre Cypreste
dc.date.accessioned2021-04-05T18:16:04Z
dc.date.available2021-04-05T18:16:04Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationAMORIM, Alexandre Cypreste. A sistematização da metodologia ativa na disciplina de Conforto Ambiental V do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ifes campus Colatina . 2020. 29 f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas para Professores). Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Colatina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/807
dc.description.abstractAprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como foco os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores do discente, sendo centrada no estudante e na possibilidade de aprender a aprender bem como na interação de conhecimentos interdisciplinares. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo é elaborar uma proposta pedagógica visando sistematizar o método ativo Aprendizagem Baseada em Problemas, nas disciplinas de Conforto Ambiental diante de uma situação real. Por não ter ocorrido a aplicação da metodologia em sala de aula, dada a situação do Covid-19 os resultados baseiam-se nas experiências da aplicação da metodologia aplicada de forma não sistêmica em outros semestres e, no que se espera de melhorias que essa metodologia pode proporcionar. No geral, conclui-se que a ABP é capaz de promover uma mudança nos alunos em seu papel passivo de esperar conteúdos prontos, se tornando agentes ativos que buscam exemplos de situações similares que possam nortear as suas propostas de intervenção, tornando-os o que poderíamos chamar de pesquisadores de soluções, tendo em casos assemelhados a sustentação para suas propostas ao problema encontrado, aliando teoria e a prática nessa nova experiência de aprendizado. A ABP também permite ao aluno se desvincular dessa visão que o professor é sua fonte única de conhecimento e o seu papel ativo na construção de sua aprendizagem não fica em segundo plano. Essa atitude mais independente e propositiva será fundamental para seu exercício profissional.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
dc.subjectConforto humanopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titleA sistematização da Metodologia Ativa na disciplina de Conforto Ambiental V do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ifes Campus Colatinapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Colatinapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9884543324330516pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Colatinapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9599755006814886pt_BR
ifes.course.underposgraduateEspecialização em Práticas Pedagógicas para Professores
dc.contributor.memberCastro, Mirella Guedes Lima de
dc.contributor.memberBendinelli, Patrícia Vidigal
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9197090106863577pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2996068515062175pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5520-8544pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9750-8465pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record