A sistematização da Metodologia Ativa na disciplina de Conforto Ambiental V do curso de Arquitetura e Urbanismo do Ifes Campus Colatina
tcc
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como foco os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores do discente, sendo centrada no estudante e na possibilidade de aprender a aprender bem como na interação de conhecimentos interdisciplinares. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo é elaborar uma proposta pedagógica visando sistematizar o método ativo Aprendizagem Baseada em Problemas, nas disciplinas de Conforto Ambiental diante de uma situação real. Por não ter ocorrido a aplicação da metodologia em sala de aula, dada a situação do Covid-19 os resultados baseiam-se nas experiências da aplicação da metodologia aplicada de forma não sistêmica em outros semestres e, no que se espera de melhorias que essa metodologia pode proporcionar. No geral, conclui-se que a ABP é capaz de promover uma mudança nos alunos em seu papel passivo de esperar conteúdos prontos, se tornando agentes ativos que buscam exemplos de situações similares que possam nortear as suas propostas de intervenção, tornando-os o que poderíamos chamar de pesquisadores de soluções, tendo em casos assemelhados a sustentação para suas propostas ao problema encontrado, aliando teoria e a prática nessa nova experiência de aprendizado. A ABP também permite ao aluno se desvincular dessa visão que o professor é sua fonte única de conhecimento e o seu papel ativo na construção de sua aprendizagem não fica em segundo plano. Essa atitude mais independente e propositiva será fundamental para seu exercício profissional.
Redes Sociais