dc.contributor.advisor | Silva Junior, João Mauro da | |
dc.contributor.author | Carvalho, Victorio Albani de | |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T22:44:20Z | |
dc.date.available | 2021-03-31T22:44:20Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Victorio Albani. Aplicação de técnicas pedagógicas ativas para o ensino de modelagem conceitual. 2020. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores) - Instituto Federal do Espírito Santo, Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (Cefor), Colatina, 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/805 | |
dc.description.abstract | A modelagem conceitual é considerada uma das principais atividades do processo de
desenvolvimento de sistemas de informação. Dada sua importância, modelagem
conceitual é presença obrigatória nos currículos dos cursos de sistemas de informação e
seu ensino é objeto de estudo de várias pesquisas. Consultando a literatura verificamos
haver uma grande sinergia entre aspectos considerados importantes no ensino de
modelagem conceitual e os métodos pedagógicos de Aprendizagem Baseada em Equipes
(ABE) e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Assim, neste trabalho propomos uma
intervenção pedagógica fundamentada em ABE e ABP a ser aplicada a turmas da
disciplina de análise de sistemas do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
do Ifes – Campus Colatina. A proposta apresentada define tanto o método de aplicação
da intervenção como critérios para avaliação da mesma. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Ativa | pt_BR |
dc.subject | Modelagem de Informações | pt_BR |
dc.title | Aplicação de técnicas pedagógicas ativas para o ensino de modelagem conceitual | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6035323365313300 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Colatina | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6757318106126849 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores | |
dc.contributor.member | Costa, Andressa Solane Moreira | |
dc.contributor.member | Nardi, Julio Cesar | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6024-0987 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4653913196496981 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/5518994528950062 | pt_BR |
Redes Sociais