Estratégias de ensino e aprendizagem de planejamento de canteiro de obras com uso de aprendizagem baseada em projetos

Bussular, Karla (2020)

tcc

A entrada de Técnicos em Edificações no mercado de trabalho da construção civil suscita experiências de gestão e liderança, visto que eles também ocupam cargos que requerem estas habilidades. Por outro lado, nem sempre têm o perfil ou foram preparados para tais funções, uma vez que as escolas brasileiras colocam no mercado de trabalho profissionais com pouca vivência organizacional e extremamente acadêmicos. Assim, dando enfoque na aquisição de competências técnicas, restringem-se as habilidades e conhecimentos administrativos, tais como comunicação, relações humanas, criatividade, ações empreendedoras, proatividade, capacidade de assumir responsabilidades e riscos, tomada de decisões, perfil dinâmico e trabalho em equipe. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica, por meio da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos no processo de ensinoaprendizagem do conteúdo de canteiro de obras, possibilitando aprendizagem de forma mais socializada, que contempleo contexto de análise de problemas reais e que se apoie em ações práticas, possibilitando desenvolvimento de habilidades para o planejamento do layout de canteiro de obras, de forma sistematizada, embasada em métodos estudados.


Coleções: