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A leitura de mundo em humanidades: discutindo os preconceitos com operações de linguagem na educação de jovens e adultos

dc.contributor.advisorGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.authorCastanhi, Yaralice Fabri Pereira
dc.date.accessioned2021-03-23T23:40:46Z
dc.date.available2021-03-23T23:40:46Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationCASTANHI, Yaralice Fabri Pereira. A leitura de mundo em humanidades: discutindo os preconceitos com operações de linguagem na educação de jovens e adultos. 2020. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: <http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001b70.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/774
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa, inscrita na linha de Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, surgiu da seguinte indagação: em que medida as atividades epilinguísticas, inseridas na perspectiva de Paulo Freire, potencializam a capacidade de reflexão dos alunos jovens e adultos nas aulas de Língua Portuguesa, possibilitando-lhes serem leitores críticos e protagonistas na sociedade, para se constituírem sujeitos humanizadores? A prática da reflexão sobre o que se lê é fundamental para a transformação da realidade. Assim, objetivamos descrever e analisar o desenvolvimento de oficinas, inspiradas no referencial freireano, para intensificar a criticidade na leitura e a criatividade na representação escrita dos educandos por meio de atividades sob uma abordagem epilinguística com o tema preconceitos. Dessa forma, esta investigação parte do princípio de que as atividades de operações com a linguagem, por meio de leituras e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa podem contribuir para ampliar a possibilidade de os educandos se constituírem sujeitos mais reflexivos e transformadores da própria realidade. Nesse estudo, inspiramos os procedimentos metodológicos na pesquisa qualitativa do tipo participante. O referencial teórico fundamentou-se, principalmente, em um diálogo com Freire, Candido, Cumpri, Franchi, Geraldi, Aquino, Itani, Silva, Rezende, Romero, Brandão, Borda, entre outros. Diante dos resultados, percebemos que a leitura crítica se estabelece como ato de conhecer não só o texto lido, mas dialogar com o contexto sócio-político-ideológico, proporcionando fazer uma educação diferente com nossos educandos, capaz de quebrar os paradigmas tradicionais do ensino voltados para as normas gramaticais e tornar o aprendizado mais reflexivo e coerente com a realidade que vivenciamos. Acreditamos que essa investigação seja relevante para o Ensino, já que a partir dela foi criado um produto educacional em forma de e-book, reunindo atividades (oficinas de leitura e produção escrita) planejadas, testadas e avaliadas pelos participantes do estudo, que aspira à formação crítica dos educandos da EJA.pt_BR
dc.format.extent196 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLeitura e leitores críticospt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectEpilinguagempt_BR
dc.titleA leitura de mundo em humanidades: discutindo os preconceitos com operações de linguagem na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.researchAreaPráticas educativas em Ensino de Humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.memberZen, Eliesér Toretta
dc.contributor.memberGiovedi, Valter Martins


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