A leitura de mundo em humanidades: discutindo os preconceitos com operações de linguagem na educação de jovens e adultos

Castanhi, Yaralice Fabri Pereira (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa, inscrita na linha de Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, surgiu da seguinte indagação: em que medida as atividades epilinguísticas, inseridas na perspectiva de Paulo Freire, potencializam a capacidade de reflexão dos alunos jovens e adultos nas aulas de Língua Portuguesa, possibilitando-lhes serem leitores críticos e protagonistas na sociedade, para se constituírem sujeitos humanizadores? A prática da reflexão sobre o que se lê é fundamental para a transformação da realidade. Assim, objetivamos descrever e analisar o desenvolvimento de oficinas, inspiradas no referencial freireano, para intensificar a criticidade na leitura e a criatividade na representação escrita dos educandos por meio de atividades sob uma abordagem epilinguística com o tema preconceitos. Dessa forma, esta investigação parte do princípio de que as atividades de operações com a linguagem, por meio de leituras e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa podem contribuir para ampliar a possibilidade de os educandos se constituírem sujeitos mais reflexivos e transformadores da própria realidade. Nesse estudo, inspiramos os procedimentos metodológicos na pesquisa qualitativa do tipo participante. O referencial teórico fundamentou-se, principalmente, em um diálogo com Freire, Candido, Cumpri, Franchi, Geraldi, Aquino, Itani, Silva, Rezende, Romero, Brandão, Borda, entre outros. Diante dos resultados, percebemos que a leitura crítica se estabelece como ato de conhecer não só o texto lido, mas dialogar com o contexto sócio-político-ideológico, proporcionando fazer uma educação diferente com nossos educandos, capaz de quebrar os paradigmas tradicionais do ensino voltados para as normas gramaticais e tornar o aprendizado mais reflexivo e coerente com a realidade que vivenciamos. Acreditamos que essa investigação seja relevante para o Ensino, já que a partir dela foi criado um produto educacional em forma de e-book, reunindo atividades (oficinas de leitura e produção escrita) planejadas, testadas e avaliadas pelos participantes do estudo, que aspira à formação crítica dos educandos da EJA.


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