Educação matemática financeira no ensino médio : construção de atividades envolvendo cálculo do custo de vida

Silva, Rurdiney da (2016)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo o de investigar as potencialidades pedagógicas do ensino de Matemática Financeira no ensino médio de uma escola pública estadual do Espírito Santo, na perspectiva da Educação Matemática Crítica, com um olhar para necessidade de propiciar aos estudantes condições de questionar e criticar situações cotidianas. Buscou-se discutir e refletir a importância do tema para atualidade, a fim de desenvolver um olhar crítico sobre o Ensino da Matemática Financeira. Para tanto buscamos compreender a forma como os professores estão desenvolvendo a Matemática Financeira e como o estudo do custo de vida pode ser utilizado em atividades educacionais nas aulas de Matemática, evidenciando a relevância do tema e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Para isso, estudou-se turmas do terceiro ano do ensino médio, num total de 40 alunos, na disciplina de matemática. A identidade dos sujeitos foi codificada para preservar os nomes dos estudantes. Tratou-se de uma investigação qualitativa, utilizando os pressupostos de modelagem matemática. Ao longo do processo foi oferecido aos discentes e docentes informações que promoveram uma visão crítica do atual momento da sociedade. Além de ensinar Matemática Financeira, com a abordagem do custo de vida nas aulas de Matemática, programou-se elementos de cidadania de forma prática. Por fim, apresentamos como produto educacional, um guia de orientações sobre o ensino de Matemática Financeira, que pode oferecer aos professores e estudantes a oportunidade de interagir e construir conhecimentos a partir de uma situação concreta, presente no cotidiano, o custo de vida.

ABSTRACT: The present research has to investigate the potential for training of the teaching of Financial Mathematics in middle school to a public school of the Holy Spirit, in the perspective of Mathematics Education Criticism, with a look to need to provide students with conditions to question and criticize everyday situations. It sought to discuss and reflect the importance of the theme for presente, in order to develop a critical eye over the teaching of Financial Mathematics. To this end we seek to understand how teachers are developing the Financial Mathematics and as the study of the cost of living can be used in educational activities in the lessons of Mathematics, highlighting the relevance of the subject and its contributions to the process of teaching and learning of mathematics. For this reason, we studied classes of the third year of secondary school, a total of 40 students in the discipline of mathematics. The identity of the subject was coded to preserve the names of students. It was a qualitative research, using the assumptions of mathematical modeling. Throughout the process was offered to students and faculty information that promoted a critical view of the current moment of society. In addition to teaching Financial Mathematics, with the approach of the cost of living in the lessons of Mathematics, programd elements of citizenship in a practical way. Finally, we present how educational product, a guide for guidelines on the teaching of Financial Mathematics, which can offer teachers and students the opportunity to interact and build knowledge from a concrete situation, present in everyday life, the living expenses.


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