Desenvolvimento de um alfabeto móvel interativo para auxiliar a alfabetização na educação infantil e ensino fundamental I
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A alfabetização é um grande desafio para os educadores, as crianças são movidas por descobertas e por isso o lúdico é um recurso fundamental, já que este processo deve instigar e ser prazeroso para a criança. Os jogos não são apenas uma forma de diversão, mas sim um meio que contribui e enriquece o desenvolvimento intelectual. Como recurso pedagógico e/ou psicopedagógico, o jogo é essencial, pois no brincar a criança formula hipóteses e experiências, desenvolve teoria de prática sendo a aprendizagem mais atrativa e interessante. Assim, ao se construir um ambiente de brincadeira, de criatividade e interação, proporciona-se um aprender com significado e sentido para a criança. Cada vez mais os alunos estão conectados e, por isso, utilizar recursos tecnológicos como os jogos durante as aulas se tornou um importante diferencial. Os jogos digitais possuem vários benefícios ao aluno como: aumentar o foco, a concentração, e o engajamento dos alunos. Seguindo esta dinâmica da união entre jogos digitais e alfabetização foi desenvolvido o aplicativo ALFABÉTICA que auxilia o aluno na alfabetização utilizando tecnologia de reconhecimento de caracteres e transformação de texto em voz sintetizada com bom nível de realismo em dispositivos móveis. Espera-se que, com o manuseio do aplicativo ALFABÉTICA a aprendizagem torne-se prazerosa, auxiliando a capacidade da criança de interpretar, compreender, criticar e produzir conteúdo no desenvolvimento da leitura e escrita, visto que, o ambiente virtual é presente na vida de cada uma delas.
Literacy is a great challenge for educators, children are driven by discoveries and that is why playfulness is a fundamental resource, since this process should instigate and be pleasurable for the child. Games are not just a form of entertainment, but a medium that contributes and enriches intellectual development. As a pedagogical and / or psychopedagogical resource, the game is essential, because in playing the child formulates hypotheses and experiences, develops theory of practice and learning is more attractive and interesting. Thus, when building an environment of play, creativity and interaction, learning with meaning and sense for the child is provided. More and more students are connected and, therefore, using technological resources such as games during classes has become an important differential. Digital games have several benefits for the student, such as: increasing focus, concentration, and student engagement. Following this dynamic of the union between digital games and literacy, the ALPHABETIC application was developed, which helps students in literacy using character recognition technology and text-to-speech synthesis with a good level of realism on mobile devices. It is expected that, with the handling of the ALPHABETICAL application, learning will become pleasurable, helping the child’s ability to interpret, understand, criticize and produce content in the development of reading and writing, since the virtual environment is present in the life of a child. each one of them.
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