O raciocínio combinatório na infância: uma abordagem por meio da cantiga "Terezinha de Jesus"

Meireles, Amanda Corrêa (2020)

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RESUMO: Este estudo qualitativo (FIORENTINI; LORENZATO, 2012) de característica exploratória investigou como a cantiga de roda “Terezinha de Jesus" pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 5 anos. Dele participaram 16 alunos de uma turma de educação infantil de uma escola municipal de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Inicialmente se observou o cotidiano escolar e da sala de aula, para conhecer sua rotina, identificar como as cantigas de roda eram trabalhadas na turma de educação infantil e compreender como a matemática surgia ou não delas. Na sequência, desenvolveram-se aulas abordando o raciocínio combinatório com base na cantiga de roda “Terezinha de Jesus”. A análise dos resultados ocorreu mediante a literatura estudada. Respaldou-se em Cavalcanti (2001), Santos (1997) e Santos-Wagner (2008) quando abordam diferentes estratégias para a resolução de problemas. Além desses, incorporou-se a definição de combinatória dada por Morgado, Carvalho, Carvalho, Fernandez (1991; 2016). Pessoa e Borba (2010) e Silva (2019) ajudaram a descrever raciocínio combinatório, e Zanon (2019) e Lorenzato (2011) auxiliaram a pensar em seu desenvolvimento na infância com base nos sete processos mentais básicos para a aprendizagem de matemática. Os resultados apontaram que, quando se utiliza na educação infantil a cantiga de roda não como brincadeira, mas como tarefa específica (ZANON, 2019) de resolução de problemas dotada de intencionalidade educativa (BRASIL, 2017), o raciocínio combinatório surge intuitivamente nas crianças. Isso quer dizer que aprendem a enumerar possibilidades, ordenar, classificar e alocar elementos, bem como analisar a existência de possibilidades. Por isso, este estudo é potente para o trabalho com a matemática na infância, uma vez que, ao propor a resolução de problemas nessa etapa inicial da educação básica, se pode colaborar na aprendizagem de conceitos matemáticos futuros.

This qualitative study (FIORENTINI; LORENZATO, 2012), presenting exploratory characteristic, investigated how the children’s song "Terezinha de Jesus" can assist in the development of the combinatorial reasoning of 5-year-old children. 16 students from early childhood education class, participated in it. The investigation was conducted in a municipal school in Cachoeiro de Itapemirim-ES. Initially, the school and classroom daily life was observed, in order to get to know their routine, identify how the songs were worked in the early childhood class and understand how mathematics arose or not from them. In the sequence, classes were developed addressing the combinatorial reasoning based on the “Terezinha de Jesus” children’s song. The analysis of the results occurred through the studied literature. (2008) when they approach different strategies for problem solving, besides the definition of combinatorics given by Morgado, Carvalho, Carvalho, Fer nandez (1991; 2016). Pessoa and Borba (2010) and Silva (2019) helped to describe combinatorial reasoning, and Zanon (2019) and Lorenzato (2011) helped to think about their development in childhood based on the seven basic mental processes for learning mathematics. The results pointed out that, when children’s song is used in child education as a specific task (ZANON, 2019) of problem solving endowed with educational intention (BRAZIL, 2017), combinatorial reasoning appears intuitively in children. That means that they learn to enumerate possibilities, order, classify and allocate elements, as well as to analyze the existence of possibilities. For this reason, this study is potent for working mathematics in childhood, since, by proposing problem solving in this initial stage of basic education, one can collaborate in the learning of mathematical concepts for the present and future life of these children.


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