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As Representações Sociais dos Educadores dos Centros Familiares de Formação em Alternância sobre Agroecologia

dc.contributor.advisorAntunes-Rocha, Maria Isabel
dc.contributor.authorSiqueira, Leonardo
dc.date.accessioned2021-03-18T10:23:45Z
dc.date.available2021-03-18T10:23:45Z
dc.date.issued2020-12-11
dc.identifier.citationSiqueira, Leonardo. As Representações Sociais dos Educadores dos Centros Familiares de Formação em Alternância sobre Agroecologia. 2020. 306f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/761
dc.description.abstractEsta tese analisou as formas de pensar, sentir e agir dos educadores dos Centros Familiares de Formação em Alternância (Ceffas) em relação à agroecologia, a partir da Teoria das Representações Sociais. Para tanto, foram colocados em evidência os processos geradores das Representações Sociais – ancoragem e objetivação – e apontados os elementos que pressionam os sujeitos à inferência. Com relação ao objeto de pesquisa, havia um pressuposto inicial da existência de uma tensão nos educadores entre a agroecologia e o sistema convencional agrícola, o agronegócio. Para embasar este estudo foi construído um referencial teórico a respeito dos Ceffas e da agroecologia, no qual foi delineada a trajetória de nascimento, no contexto brasileiro, no contexto capixaba e, posteriormente, no norte do estado do Espírito Santo, locais desta pesquisa. A abordagem metodológica que se adotou foi de base qualitativa, os dados foram coletados a partir de questionários estruturados e entrevistas narrativas. O grupo amostral foi composto por educadores dos Ceffas do norte do estado do Espírito Santo, sendo analisados 65 questionários e 18 entrevistas narrativas. Os questionários estruturados serviram para traçar o perfil dos educadores e as entrevistas narrativas para dispor dos processos de constituição das Representações Sociais. As entrevistas narrativas foram submetidas à análise de conteúdo a partir das categorias: trajetórias, pressão à inferência e práticas. Os resultados apontaram para Representações Sociais dos educadores sobre agroecologia em três ênfases: (1) Representações Sociais de agroecologia na ênfase técnica, com 33% dos educadores entrevistados; (2) Representações Sociais de agroecologia na ênfase técnica e pedagógica, com 39% dos educadores entrevistados; e (3) Representações Sociais de agroecologia na ênfase técnica, pedagógica e movimento, com 28% dos educadores entrevistados. Com relação ao agronegócio, que foi o elemento principal do problema de pesquisa, este foi apontado por 83% dos educadores como algo que os pressionava à inferência. A ancoragem e a objetivação aparecem de forma evidente na análise, sendo que a ancoragem foi apresentada como os suportes do sujeito, enquanto a objetivação apresentou-se como corpo esclarecedor do objeto, quando o sujeito é capaz de materializar os conteúdos antes abstratos. Demonstramos também em nossos achados que uma ancoragem pode ter várias objetivações. Sobre os movimentos representacionais, encontramos três tipos: o primeiro movimento formado por educadores que mantiveram suas Representações Sociais desde que ingressaram no Ceffa; o segundo formado pelos educadores que estão em desequilíbrio com suas representações mediante a sua vivência no contexto do Ceffa; e o terceiro formado por educadores que reelaboraram suas representações, constituindo novas Representações Sociais a respeito da agroecologia. Assim, a partir da análise da Teoria das Representações Sociais foi possível reconhecer os conflitos presentes no contexto desses sujeitos e como esta contribuiu para a elucidação do problema de pesquisa proposto.pt_BR
dc.format.extent306 fpt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectCeffaspt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectTeoria das representações sociaispt_BR
dc.subjectPressão à inferênciapt_BR
dc.titleAs Representações Sociais dos Educadores dos Centros Familiares de Formação em Alternância sobre Agroecologiapt_BR
dc.typetese_doutoradopt_BR
dc.contributor.advisor-coRibeiro, Luiz
dc.publisher.localBelo Horizontept_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1796320260592037pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Barra_de_Sao_Franciscopt_BR
dc.identifier.capes32001010001D8pt_BR
dc.contributor.memberCardoso, Irene
dc.contributor.memberBonomo, Mariana
dc.contributor.memberFernandes, Filipe
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9632-1463pt_BR


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