Educação Ambiental em Igrejas: a potencialidade da Escola Bíblica Dominical para a formação de valores ambientais em adolescentes

Silveira, Carlos Henrique da Silva (2020)

trabalho de conclusão de curso

Na ética da relação homem-natureza está o cerne da problemática ambiental. 86,8% dos brasileiros se declaram cristãos. Tal religião passa por um transicionamento geracional histórico. Nestas religiões a Escola Bíblica Dominical (EBD) é um espaço de aprendizagem não formal. O artigo busca responder se aulas aplicadas para Adolescentes Cristãos na EBD tem potencial para formação de valores ambientais, se trata da necessidade da conservação ambiental, e examina se o paradigma de exploração exaustiva da terra compõe a cosmovisão cristã. Para melhor compreensão da aprendizagem ecológica nesses sujeitos será caracterizado o entendimento ético do cuidado ambiental. O artigo abordará questões relativas à ética ambiental, formação do sujeito ecológico, vocação espiritual da Educação Ambiental... Para metodologia utilizou-se uma análise exploratória-qualitativa. Avaliou-se 909 planos de aula de EBD para o público adolescente e concluiu-se que a EBD têm potencial para formar valores ambientais.


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