O anunciado e o feito : ensino médio integrado e formação omnilateral no Ifes – campus Cachoeiro de Itapemirim
dissertação de mestrado
RESUMO: Este estudo apresenta como tema central de discussão o conceito e as práticas pedagógicas que subjazem a educação profissional técnica de nível médio, ofertada na forma integrada ao Ensino Médio, do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim, em especial no Curso Técnico em Informática – turma 2016-2019. Conceitualmente, compreendemos o Ensino Médio integrado na perspectiva da formação omnilateral, ou seja, uma formação multidirecional que compreende o desenvolvimento integral do educando, em sua totalidade, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia, da cultura e da cidadania como fundamentais no processo de formação. Esse tema surge da combinação entre nossa atividade diária de pedagoga do campus Cachoeiro de Itapemirim e de nossa imersão teórica no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Esta provocou-nos a indagar aquela, no sentido de compreendermos como se constituem os processos de formação nesse espaço e descobrirmos em que medida os conceitos de Ensino Médio integrado e as práticas pedagógicas, na perspectiva omnilateral, estão presentes no processo de ensino-aprendizagem dos alunos considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia, da cultura e da cidadania? Na tentativa de respondermos a essa questão, propusemos a realização de uma pesquisa de tipo qualitativa, com a modalidade de um estudo de caso, sendo utilizadas como técnicas de pesquisa – análise documental – no projeto pedagógico institucional, projeto pedagógico do curso, nos planos de ensino e diários de classe e aplicação de entrevistas semiestruturadas, direcionadas aos alunos e professores. Para fundamentar, teoricamente, este estudo, propomos a apresentação e discussão das categorias relacionadas ao tema da pesquisa, a partir de autores, entre outros, como Saviani (2007); Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012); Ciavatta (2012); Lombardi (2011); Silva e Tavares (2011); Ramos (2012 e 2014) e Araújo e Frigotto (2018). A pesquisa apontou para a necessidade de rever o PPC quanto ao conceito de Ensino Médio integrado e de currículo adotados, de ofertar uma formação continuada em fundamentos da EPT e em metodologias pedagógicas para integração que articulem os conhecimentos gerais e específicos, por meio das dimensões estruturantes do currículo. Como produto educacional propomos o desenvolvimento de oficinas para os docentes do curso e de uma página no site do campus, ambos com a finalidade de dar visibilidade ao conceito de Ensino Médio integrado e às práticas pedagógicas integradoras realizadas e/ou possíveis de serem realizadas no âmbito proposto como locus de investigação. Também produzimos um guia de orientações para o projeto integrador realizado no curso, tendo em vista os resultados que foram apontados pela pesquisa.
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