A educação física no ensino médio: entre práticas e informações nos cotidianos escolares

Marques, Cibele Franco Costa (2020)

tcc

Esse trabalho tem por objetivo investigar como as práticas pedagógicas realizadas pelos professores do componente curricular Educação Física, em escolas públicas estaduais do município de Santa Teresa-ES, podem contribuir para uma formação mais integral e contextualizada dos jovens que estão no ensino médio. Utiliza teorizações articuladas aos pressupostos de DARIDO (2003), NUNES (2010), SIQUEIRA FILHO (2012), BARBOSA (2012) entre outros. Como metodologia emprega o aporte teórico-metodológico da pesquisa “qualitativa”, que contribui para que as relações sociais e culturais que acontecem no interior das organizações sejam melhor entendidas. Os procedimentos/recursos utilizados para produção de dados são observação participante, entrevista semiestruturada e análise dos principais documentos que norteiam a construção das práticas pedagógicas dos docentes, como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo aponta a necessidade de ampliação dos processos formativos dos docentes, pautados pela reflexão e atualização dos saberes, considerando-se suas experiências nos cotidianos escolares. Defende a utilização de diferentes recursos e métodos para o ensino de Educação Física com ênfase, no caso dessa investigação, para a “oficina pedagógica”. Por fim, conclui que há implicação das práticas pedagógicas realizadas pelos docentes do componente Educação Física no processo formativo dos estudantes do ensino médio, uma vez que essas práticas têm papel crucial no desenvolvimento do pensamento crítico desses jovens e na condição de assumirem um comportamento autônomo e cidadão perante a sociedade, sendo capazes de transformarem os contextos em que vivem e seus projetos de vida.

The aim of this present study is to investigate how the pedagogical practices conducted by the Physicall Education teachers, at public state schools in the municipality of Santa Teresa – ES, can contribute to a more integral and contextualized education of high school young students. It uses articulated theorizations to the DARIDO (2003), NUNES (2010), SIQUEIRA FILHO (2012), BARBOSA (2012) et al. hypothesis. As a methodology, it applies the theoretical-methodological contribution of the “qualitative” research, which contributes to provide a better understood social and cultural relationships that happen in the organizations. The procedures/resources used to data production are participant observation, semistructured interview and the analysis of the main documents which guide the teachers pedagogical practices construction, such as the Law of Guidelines and Bases of Brazilian Education: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96), the National Curricular Guidelines: Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) and the National Common Curricular Base: Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The study presents the necessity to expand the teachers formative processes ruled by the knowledges reflexion and update considering their everyday school experiences. It deffends the usage of the different resources and methods to the Physicall Education teaching emphasized, in this investigation, to the “pedagogical workshop”. Ultimately, it concludes that there is an involviment of the pedagogical practices done by the Physicall Education teachers in the high school students’ formative process, once those practices have a crucial function in those students’ critical thought development and in the condition of acceding an independent and socially active, being capable of transform their context scenarios into ther life purposes.


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