Percepção de alunos do curso de Técnico em Meio Ambiente, acerca dos caminhos e desafios profissionais para a sustentabilidade

Moreira, Danielle de Oliveira ; Meirelles, Robson Celestino (2020)

trabalho de conclusão de curso

Com inúmeros problemas ambientais provocados pelo próprio ser humano, somente por meio da Educação Ambiental podem ser indicadas alternativas sustentáveis para a melhoria das atitudes em relação ao meio ambiente. A maior problemática pedagógica sobre o tema sustentabilidade no curso Técnico em Meio Ambiente, é a de compreender se os alunos percebem que seu estilo de vida, suas crenças e suas resistências sejam os maiores obstáculos para uma mudança em direção a uma consciência sustentável. Por meio deste estudo objetivou-se analisar o nível de compreensão e de engajamento de alunos do curso técnico em Meio Ambiente do IFES Campus Santa Teresa, a respeito do tema sustentabilidade, utilizando o método de Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE). Antes e após as aulas, foram aplicados dois questionários para avaliar (1) o conhecimento prévio, e aprendido, de seis alunos e (2) suas rotinas e comportamentos ambientais de sete alunos. Com o método ABE, não foram encontradas diferenças nos resultados de conceitos teóricos sobre o tema estudado, contudo, os alunos avaliaram o método de forma positiva. Em relação à intenção de mudança de comportamento para uma vida mais sustentável, os alunos mostraram interesse em mudar suas rotinas e escolhas. Este estudo discute que a ABE deve ser utilizada com cautela para aulas com baixa carga horária, apesar de aumentar o engajamento dos alunos nas atividades em sala de aula, tornando-os participativos e interessados. Como uma forma alternativa às aulas tradicionais expositivas, a ABE pode ser recomendada para aumentar o engajamento e facilitar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.


Collections: