Uma proposta pedagógica para uso da metodologia design thinking no empreendedorismo de inovação

Guimarães, Lucas Rebouças ; Quintela, Hugo (2021)

artigo

RESUMO No presente trabalho, foi realizado um estudo que trata do desenvolvimento de uma proposta de intervenção pedagógica para possibilitar o uso da metodologia design thinking no empreendedorismo de inovação. O trabalho teve como objetivo, promover a criação de uma proposta de intervenção pedagógica que utilize o design thinking como ferramenta para estimular a criatividade e a cooperação entre estudantes de disciplinas do eixo de empreendedorismo e inovação, utilizando a sala de aula invertida como prática pedagógica de ensino-aprendizagem. O método desenvolvido consistiu em uma prática pedagógica com quarenta horas de duração, cujo conteúdo consiste na execução das etapas do design thinking descritas em Vianna et al (2012) e do método canvas, proposto por Osterwalder e Pigneur (2018) e Ostewalder et al (2014). A avaliação do método consistirá em um total de oito apresentações orais para cada etapas do estudo e duas provas teóricas, sendo uma para as etapas do design thinking e outra para as etapas do método canvas. O trabalho resultou em uma prática pedagógica com amplo potencial de aplicação em disciplinas do eixo de empreendedorismo e inovação de qualquer curso técnico ou superior. ABSTRACT In the present work, was carried out a study that deals with the development of a pedagogical intervention proposal to enable the use of the design thinking methodology in innovation entrepreneurship. The work aimed to promote the creation of a pedagogical intervention proposal that uses design thinking as a tool to stimulate creativity and cooperation among students from disciplines in the field of entrepreneurship and innovation, using the flipped classroom as a pedagogical practice of teaching-learning. The method developed consisted of a pedagogical practice lasting forty hours, the content of which consists of performing the stages of design thinking described in Vianna et al (2012) and the canvas method, proposed by Osterwalder and Pigneur (2018) and Ostewalder et al (2014). The evaluation of the method will consist of a total of eight oral presentations for each stage of the study and two theoretical tests, one for the stages of design thinking and the other for the stages of the canvas method. The work resulted in a pedagogical practice with a wide potential for application in disciplines of entrepreneurship and innovation in any technical or superior course.


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