Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta de ensino de comportamento térmico através da avaliação do desempenho de edificações
tcc
A necessidade de aprendizagem significativa, contextualizada, orientada para o uso de tecnologia e que estimule habilidades em resolver problemas é um desafio para construir um novo sistema de ensino profissional. Nesse contexto, a ABPj (Aprendizagem Baseada em Projetos) se mostra com uma forma de atender a essa necessidade. O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino de comportamento térmico através da avaliação do desempenho de edificações utilizando a metodologia a ABPj. Para tanto o trabalho se apoia em pesquisa bibliográfica e revisão de literatura sobre comportamento e desempenho térmico de edificações e ABPj. Acredita-se que a proposta de ensino elaborada aumente o interesse dos estudantes pelo conteúdo comportamento térmico de edificações e que torne aprendizagem ativa e contextualizada com a prática profissional de um técnico em edificações.
The need for meaningful, contextualized learning, oriented towards the use of technology and that stimulates skills in solving problems is a challenge to build a new professional education system. In this context, PBL (Project Based Learning) shows itself as a way to meet this need. The present work presents a proposal for teaching thermal behavior through the evaluation of building performance using the PBL methodology. To this end, the work is based on bibliographic research and literature review on the behavior and thermal performance of buildings and PBL. It is believed that the teaching proposal developed will increase students' interest in the thermal behavior content of buildings and make learning active and contextualized with the professional practice of a building technician.
Redes Sociais