Proposta de mitigação de enchentes urbanas para o município de Vila Velha-ES, a partir de uma rede de infraestrutura verde combinada à pavimentação permeável.
tcc
O presente trabalho tem o intuito de identificar e combinar a pavimentação permeável com as tipologias de infraestrutura verde mais adequadas para a área próxima ao Canal da Costa, situado no município de Vila Velha–ES. Após a análise do entorno, observou-se que a área de estudo é afetada por constantes enchentes e por consequentes perdas materiais e econômicas. Sendo assim, optou-se por analisar as possíveis melhorias para o entorno pesquisado, utilizando tipologias de infraestrutura verde, tais como: jardins de chuva, canteiro pluvial, biovaleta, ruas verdes, bacias de detenção, em conjunto com os pavimentos permeáveis, de acordo com normas e documentos sobre o assunto. Para tal, o procedimento metodológico foi dividido em cinco etapas: conhecimento da área de estudo, leitura do território, análise das normas viárias, proposta das tipologias de drenagem sustentável e sua conexão. Como resultado, foi visto que, com as soluções e as benfeitorias propostas, foi possível ter um aumento de 23,57% de superfície drenante. Isso, junto ao sistema de drenagem de águas de chuva convencional, ajudará na redução dos impactos causados pelas enchentes no local, além de proporcionar o embelezamento, recarga do lençol freático local e uma alternativa de lazer comunitário.
This work aims to identify and combine permeable paving with the most suitable types of green infrastructure for the region near Canal da Costa, located in the municipality of Vila Velha – ES. After analyzing the surroundings, it was observed that the study area is affected by constant flooding and consequent material and economic losses. Therefore, it was decided to analyze the possible improvements for the researched region, using types of green infrastructure, such as: rain gardens, rainforest, biovalet, green streets, detention basins, together with permeable pavements, in accordance with with rules and documents on the subject. To this end, the methodological procedure was divided into five stages: knowledge of the study area, reading of the territory, analysis of road rules, proposal of the types of sustainable drainage and their connection. As a result, it was seen that, with the proposed solutions and improvements, it was possible to have a 23.57% increase in drainage area. This, together with the conventional rainwater drainage system, will help to reduce the impacts caused by the floods in the region, in addition to providing beautification, recharge of the local water table and an alternative for community leisure.
- Engenharias185
Redes Sociais