Um "rádio luz" para a introdução de tópicos de física moderna no Ensino Médio: sequência didática usando a metodologia do Arco de Maguarez

COELHO, N.F ; OLIVEIRA, P.J.P. de ; RODRIGUES JUNIOR, E. ; ADMIRAL, T.D ; SILVA, J.C.M. ; OLIVEIRA, R.C.F. de (2021)

artigo

As metodologias ativas têm se mostrado alternativas para a prática docente diante da realidade do estudante atual, que tem acesso instantâneo à informação, bastando acessar o Google pelo celular. Diante desse cenário, no presente trabalho é apresentada uma sequência didática utilizando a metodologia ativa Arco de Maguerez para ensinar a emissão e a recepção de ondas eletromagnéticas e semicondutores por meio de um experimento conhecido como rádio de luz. A sequência didática foi construída para ser aplicada em quatro aulas para uma turma de 3ª série do Ensino Médio. O arco de Maguerez conduz a aprendizagem começando (visualização do experimento) e terminando (aplicações) na realidade, além de promover a autonomia do estudante e a socialização do conhecimento entre os colegas. Pelo fato de o experimento ser de baixo custo e de fácil montagem e pela simplicidade da sequência didática, além de abordar física moderna, acreditamos que a presente proposta contribuirá com a formação de professores em atividades práticas e com a inclusão de atividades práticas de física moderna no Ensino Médio.


Collections: