Show simple item record

Proposta de sequência didática: o podcast como ferramenta na aprendizagem de cinemática

dc.contributor.authorMarques, Danielle da Silva
dc.contributor.authorIzo, Flávio
dc.contributor.authorRodrigues Junior, Edmundo
dc.contributor.authorPoubel, Lucas
dc.date.accessioned2021-02-18T18:08:18Z
dc.date.available2021-02-18T18:08:18Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationMARQUES, D.S; IZO, F; RODRIGUES JUNIOR, E. Proposta de Sequência Didática: O podcast como ferramenta na aprendizagem de de cinemática. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 48, jul. /set. 2020pt_BR
dc.identifier.issn2318-2083
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/730
dc.description.abstractVivencia-se um cenário na educação contemporânea, no qual os estudantes de física se distanciam do que é lecionado na sala de aula. Destaca-se o ensino da cinemática em que as fórmulas, muitas vezes, são apresentadas pelo professor através de uma abordagem tradicional. Os alunos se sentem desestimulados e consequentemente enfrentam dificuldades no aprendizado. Assim, apresentamos uma sequência didática, envolvendo o podcast como uma ferramenta facilitadora da assimilação desse conteúdo para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Foi utilizado o modelo de mineração de textos webibliomining para embasar o trabalho. A sequência didática contribui para a inserção da tecnologia no ambiente escolar, além de potencializar a produção de saberes construídos de forma coletiva. Espera-se que a sequência didática possa ser aplicada ou adaptada para outros públicos em outros contextos.pt_BR
dc.description.abstractThere is a scenario in contemporary education in which students of physics distance themselves from what is taught in the classroom. The teaching of kinematics stands out, in which formulas are often presented by the teacher through a traditional approach. Students feel discouraged and consequently face difficulties in learning. Thus, we present a didactic sequence, involving the podcast as a tool to facilitate the assimilation of this content for 9th grade students. The model of web-based text mining was used to underpin the work. The didactic sequence contributes to the insertion of technology in the school environment, in addition to enhancing the production of knowledge built collectively. It is hoped that the didactic sequence can be applied or adapted for other audiences in other contexts.pt_BR
dc.format.extentp. 39-50pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.relation.ispartofRevista UNILUS Ensino e Pesquisapt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectFísica (estudo e ensino)pt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleProposta de sequência didática: o podcast como ferramenta na aprendizagem de cinemáticapt_BR
dc.typeartigopt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirim, ESpt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2333500033596611pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8294757167478786pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0811802207240146pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5254271739278570pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus Cachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7189-0387pt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1266-3026pt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6618-0946pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record