dc.contributor.advisor | Rezende, Oscar Luiz Teixeira de | |
dc.contributor.author | Pagung, Camila Maria Dias | |
dc.date.accessioned | 2017-01-25T12:51:01Z | |
dc.date.available | 2017-01-25T12:51:01Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | PAGUNG, Camila Maria Dias. Construção do conceito de função em um ambiente de modelagem matemática: estudo da renda de uma associação de reciclagem de resíduos sólidos . 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito, Vitória, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/72 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Pesquisas em Educação Matemática revelam a necessidade de abordar conteúdos matemáticos
de maneira mais crítica e reflexiva a fim de possibilitar o desenvolvimento das
potencialidades dos estudantes e tornar o processo de ensino e aprendizagem mais
interessante. O presente estudo investigou as contribuições da Modelagem Matemática para a
construção do conceito de função, fundamentado na teoria histórico-cultural de Vygotski e
observando-se os pressupostos da Educação Matemática Crítica. Para explorar a atividade de
Modelagem foi construído, interdisciplinarmente, um ambiente de aprendizagem sob a
concepção de Barbosa, destacando uma reflexão sobre a ideologia do consumo e a
importância da reciclagem como alternativa para minimizar os impactos da geração de lixo,
demonstrando sua relação com a aferição de renda a partir da atividade econômica de uma
associação de catadores de resíduos sólidos do município de Guarapari, no Estado do Espírito
Santo. Como instrumentos de análise dos dados da pesquisa foram utilizados questionário,
entrevista coletiva por meio de grupo de discussão e observações da pesquisadora em
triangulação, cujos resultados mostraram indícios de aprendizagem do tema na perspectiva
dos referenciais utilizados. Como produto educacional, foi construído um guia didático para
o ensino do conceito de funções, que pode oferecer aos professores e alunos a oportunidade
de interagir e construir conhecimentos a partir de uma situação concreta presente no
cotidiano, desenvolvida em um ambiente de Modelagem Matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Researches in mathematical education reveal the need to approach mathematical subjects in a
more critical and reflective way in order to enable the development of students’s potencialities
and make the teaching and learning process more interesting. This study investigated the
contributions of Mathematical Modeling to build the concept of function, based on Vygotsky’s
historical-cultural theory observed the assumptions of Critical Mathematics Education. To
explore the modeling activity a learning environment was built interdisciplinary based on
Barbosa’s conception, highlighting the reflection on the ideology of consumption and the
importance of recycling as alternative an to minimize the impacts of waste of generation.
Demonstrating its relationship to scouting income from the economic activity of an
association of waste pickers in the city of Guarapari, Espirito Santo. As tools for the survey
data analysis were used questionnaire, conference through group discussion and observations
of researcher in triangulation, whose results showed theme's learning evidence in view of the
references used. As educational product, it was built a didactic guide for teaching the concept
of functions, which can offer teachers and students the opportunity to interact and build
knowledge from the concrete situation this in daily life, developed into a mathematical
modeling environment. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Catadores de lixo - Guarapari (ES) | pt_BR |
dc.title | Construção do conceito de função em um ambiente de modelagem matemática : estudo da renda de uma associação de reciclagem de resíduos sólidos | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Lorenzoni, Luciano Lessa | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais