Análise de modelos didáticos de alunos em um curso especialização lato sensu em ensino de ciências.

RODRIGUES JUNIOR, E. ; MARQUES, F.C ; IZO, F. ; OLIVEIRA, P.J.P ; SOUZA, T.S. (2019)

artigo

Este trabalho tem como objetivo identificar os modelos didáticos pessoais de um grupo de alunos regularmente matriculados em um curso de Pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências. Aplicamos um questionário a 28 alunos, sendo 14 estudantes de ensino de química e 14 estudantes de ensino de física. A partir das respostas obtidas com este instrumento calculamos o grau de hibridismo dos modelos didáticos bem como o grau de coerência em relação ao paradigma construtivista. Constatamos que os modelos didáticos dos alunos de ensino de física são mais híbridos que os modelos didáticos apresentados pelos alunos de ensino química. Estes últimos apresentam um grau de coerência mais alinhados aos modelos espontaneísta e alternativo. Somente dois alunos apresentaram um grau de coerência negativo, o que pode indicar uma desconstrução em potencial do modelo didático tradicional.

This work aims to identify the personal didactic models of a group of students regularly enrolled on in-service science teaching. We applied a questionnaire to 28 students, with 14 students of chemistry and 14 students of physics. We obtained the degree of hybridism of didactic models and the degree of coherence in relation to constructivist paradigm. We found that the didactic models of physics students are more hybrids than didactic models presented by students of chemical. The latter have a degree of coherence that is more in line with the spontaneous and alternative models. Only two students presented a degree of negative coherence which may indicate a potential deconstruction of the traditional didactic model.


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