Show simple item record

Sequência didática sistematizada nos três momentos pedagógicos para o ensino de ciências com articulação na nova base nacional comum curricular

dc.contributor.authorNeri, Elisete Siqueira
dc.contributor.authorMarques, Fabielle Castelan
dc.contributor.authorSouza, Tércio da Silva de
dc.date.accessioned2021-02-17T20:05:09Z
dc.date.available2021-02-17T20:05:09Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationNERI, E.S; MARQUES, F.C; SOUZA, T.S. Sequência didática sistematizada nos três momentos pedagógicos para o ensino de ciências com articulação com a nova base nacional comum curricular. Revista Prática Docente. v. 5, n. 3, p. 1766-1785, set/dez 2020pt_BR
dc.identifier.issn2526-2149
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/727
dc.description.abstractAs pesquisas em ensino de Ciências têm indicado que atividades investigativas podem ser usadas com a finalidade de maior participação do aluno na construção do seu conhecimento. Com o objetivo de relatar uma experiência, este estudo refere-se a um trabalho desenvolvido no ano letivo de 2019, realizado com 24 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Valdyr Freitas, Cachoeiro de Itapemirim-ES. A Sequência Didática (SD), sistematizada segundo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs), abordou conceitos de Química com base no tema gases do Efeito Estufa. Os resultados evidenciaram que a utilização da experimentação investigativa, proposta na SD, despertou a curiosidade e a motivação e ofereceu uma nova perspectiva para o ensino de Química nas aulas de Ciências do ensino fundamental, favorecendo a participação e o desenvolvimento de competências dos alunos na promoção da aprendizagem conceitual, bem os conteúdos procedimentais que envolvem a construção do conhecimento científico.pt_BR
dc.description.abstractResearch in science education has indicated that investigative activities can be used for the purpose of greater student participation in the construction of their knowledge. To report an experience, this study refers to a work developed in the academic year of 2019 carried out with 24 students of the 9th grade of Elementary School at Municipal School Valdyr Freitas, Cachoeiro de Itapemirim- ES. Didactic Sequence (SD), systematized according to the Three Pedagogical Moments (3MPs) methodology, approached concepts of Chemistry from greenhouse gases theme. Results showed that the use of investigative experimentation, proposed in the SD, aroused curiosity and motivation, offered a new perspective for the teaching of Chemistry in Science classes of Elementary School, favoring the participation and the development of students' skills in promoting learning conceptual, as well as procedural contents that involve the construction of scientific knowledgept_BR
dc.format.extentp. 1766-1785pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Prática Docente (RPD)pt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGases do efeito estufapt_BR
dc.titleSequência didática sistematizada nos três momentos pedagógicos para o ensino de ciências com articulação na nova base nacional comum curricularpt_BR
dc.typeartigopt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirim, ESpt_BR
dc.contributor.institutionIFESpt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0930538143260576pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0930538143260576pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9780399462621871pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1766-1785.id855pt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5440-3417pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record