Proposta didática utilizando Arduino para medição experimental da gravidade para alunos com e sem deficiência intelectual

Cunha, Isabela Da Silva ; Admiral, Tiago Destéffani ; Poubel, Lucas (2020)

artigo

Dada a crescente inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas regulares, se torna cada vez maior o desafio de elaborar estratégias didáticas que possibilitem alcançar o aprendizado de forma satisfatória para esses alunos, sem comprometer o aprendizado dos outros alunos sem necessidades especiais. Este artigo descreve uma proposta de experimento de queda livre de baixo custo, utilizando Arduino, com uma discussão sobre suas possibilidades em uma turma com alunos com e sem Deficiência Intelectual (DI). A proposta foi desenvolvida a partir da necessidade real em sala de aula. O resultado obtido foi um protótipo, cujo tempo de queda do projétil é determinado de forma autônoma pelo Arduino. Ao realizamos testes obtivemos resultados experimentais nos quais a margem de erro estimada para o valor de g é de 5%. Esse protótipo apresenta aspectos que permitem sua aplicação para o ensino de Física tanto do ponto de vista fenomenológico quanto matemático.

Given the increasing inclusion of students with special needs in regular classes, the challenge of developing didactic strategies that make it possible to achieve learning in a satisfactory way for these students, without compromising the learning of other students without special needs, becomes increasingly greater. This article describes a proposal for a low cost free fall experiment, using Arduino, with a discussion about its possibilities in a class with students with and without Intellectual Disability (ID). The proposal was developed from the real need in the classroom. The result obtained was a prototype, whose projectile fall time is determined autonomously by Arduino. When carrying out tests we obtained experimental results in which the estimated margin of error for the value of g is 5%. This prototype presents aspects that allow its application to the teaching of Physics both from a phenomenological and mathematical point of view.


Collections: