COLATINA DE PAPEL: PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA PARA O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO MODERNISTA NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Silva, Douglas Gomes (2020)

tcc

Esse artigo apresenta uma proposta de ação educativa para o patrimônio arquitetônico modernista de Colatina/ES, voltada ao curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Colatina. Para proporcionar o entendimento sobre o tema apresentado e tecer os elos entre educação e patrimônio, o artigo reunirá estudos de Paulo Freire (2014), Denise Grispum (2000) e do Guia Básico de Educação Patrimonial (1999), buscando uma leitura crítica do que o campo do ensino e arquitetura entendem sobre educação para o patrimônio. Nesse sentido, apresenta-se uma proposta de intervenção pedagógica que culmina com a criação de papercrafts das edificações do Iate Clube e Segunda Estação Ferroviária, como ferramenta educativa patrimonial. Assim, por meio dessa pesquisa exploratória, com matizes descritivas e caráter documental se espera como resultados uma análise crítica e a aproximação dos discentes e sociedade as edificações.


Collections: