dc.contributor.advisor | Costa, Andressa Solane Moreira | |
dc.contributor.author | Oliveira, Luiza Baptista de | |
dc.date.accessioned | 2021-02-10T18:56:14Z | |
dc.date.available | 2021-02-10T18:56:14Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luiza Baptista de. Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta para o ensino de conforto térmico no curso técnico em edificações do Ifes campus Nova Venécia. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores) – Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/722 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa propor adaptações nos processos de ensino e de aprendizagem do conteúdo de Conforto Térmico do Curso Técnico em Edificações do Ifes campus Nova Venécia, de modo a proporcionar maior participação do estudante como agente protagonista do saber. Para alcançar este objetivo, seguiu-se as etapas de revisão de literatura sobre os conceitos relacionados à Interdisciplinaridade, Aprendizagem Baseada em Projeto e ao Conforto Térmico. A partir da revisão de literatura e das experiências narradas da professora tem-se como resultado uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar com uso da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos para capacitar os estudantes a aplicarem as estratégias de conforto térmico em seus projetos arquitetônicos. Quando oportuna, a aplicação da proposta de intervenção, a coleta de dados será realizada por meio das atividades práticas, assim como pela observação da interação dos estudantes com os momentos de aprendizagem. Os registros desta etapa serão feitos por meio de um roteiro de avaliação. Para avaliação da prática pedagógica será aplicado questionário online para a turma público-alvo da pesquisa. Este trabalho pretende também contribuir para a reflexão acerca dos métodos de ensino que motivam o estudante a assumir o protagonismo do próprio aprendizado. Espera-se que este estudo possa colaborar para reformulações semelhantes aplicadas em outros conteúdos desta e de outras disciplinas do curso. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research aims to propose adaptations in the teaching and learning processes
of the Thermal Comfort content of the Technical Course in Buildings of the Ifes campus
Nova Venécia, in order to provide greater student participation as a leading agent of
knowledge. To achieve this goal, the stages of literature review on the concepts related to
Interdisciplinarity, Project-Based Learning and Thermal Comfort were followed. Based on
the literature review and the teacher's narrated experiences, an interdisciplinary
pedagogical intervention proposal is used as a result, using the Project Based Learning
methodology to enable students to apply thermal comfort strategies in their architectural
projects. When appropriate, the application of the intervention proposal, data collection will
be carried out through practical activities, as well as by observing the interaction of
students with the learning moments. The records of this stage will be made through an
evaluation script. To assess the pedagogical practice, an online questionnaire will be
applied to the target audience of the research class. This work also intends to contribute to
the reflection about the teaching methods that motivate the student to assume the role of
his own learning. It is hoped that this study can collaborate for similar reformulations
applied in other contents of this and other subjects of the course. | |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Análise de interação na educação | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta para o ensino de conforto térmico no curso técnico em edificações do Ifes campus Nova Venécia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus Colatina | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5219285799476613 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus Nova Venécia | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5518994528950062 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Pós Graduação em Práticas Pedagógicas para Professores | |
dc.contributor.member | Cani, Josiane Brunetti | |
dc.contributor.member | Dias, Rita de Cássia | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/9267808950408329 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/3543029689112386 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6560-484X | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0526-5388 | pt_BR |
Redes Sociais