Aprendizagem baseada em projetos: uma proposta para o ensino de conforto térmico no curso técnico em edificações do Ifes campus Nova Venécia

Oliveira, Luiza Baptista de (2020)

Trabalho de conclusão de curso

A presente pesquisa visa propor adaptações nos processos de ensino e de aprendizagem do conteúdo de Conforto Térmico do Curso Técnico em Edificações do Ifes campus Nova Venécia, de modo a proporcionar maior participação do estudante como agente protagonista do saber. Para alcançar este objetivo, seguiu-se as etapas de revisão de literatura sobre os conceitos relacionados à Interdisciplinaridade, Aprendizagem Baseada em Projeto e ao Conforto Térmico. A partir da revisão de literatura e das experiências narradas da professora tem-se como resultado uma proposta de intervenção pedagógica interdisciplinar com uso da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos para capacitar os estudantes a aplicarem as estratégias de conforto térmico em seus projetos arquitetônicos. Quando oportuna, a aplicação da proposta de intervenção, a coleta de dados será realizada por meio das atividades práticas, assim como pela observação da interação dos estudantes com os momentos de aprendizagem. Os registros desta etapa serão feitos por meio de um roteiro de avaliação. Para avaliação da prática pedagógica será aplicado questionário online para a turma público-alvo da pesquisa. Este trabalho pretende também contribuir para a reflexão acerca dos métodos de ensino que motivam o estudante a assumir o protagonismo do próprio aprendizado. Espera-se que este estudo possa colaborar para reformulações semelhantes aplicadas em outros conteúdos desta e de outras disciplinas do curso.

The present research aims to propose adaptations in the teaching and learning processes of the Thermal Comfort content of the Technical Course in Buildings of the Ifes campus Nova Venécia, in order to provide greater student participation as a leading agent of knowledge. To achieve this goal, the stages of literature review on the concepts related to Interdisciplinarity, Project-Based Learning and Thermal Comfort were followed. Based on the literature review and the teacher's narrated experiences, an interdisciplinary pedagogical intervention proposal is used as a result, using the Project Based Learning methodology to enable students to apply thermal comfort strategies in their architectural projects. When appropriate, the application of the intervention proposal, data collection will be carried out through practical activities, as well as by observing the interaction of students with the learning moments. The records of this stage will be made through an evaluation script. To assess the pedagogical practice, an online questionnaire will be applied to the target audience of the research class. This work also intends to contribute to the reflection about the teaching methods that motivate the student to assume the role of his own learning. It is hoped that this study can collaborate for similar reformulations applied in other contents of this and other subjects of the course.