APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA BASEADA NA APLICAÇÃO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM COMPONENTE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR

Cunha, Eduardo Lucindo Rodrigues da (2020)

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O presente trabalho tem como principal objetivo a problematização de um relato de experiência de intervenção pedagógica referente à introdução de Metodologias Ativas, mais especificamente a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Aprendizagem Baseada em Projetos no curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo campus Montanha. O trabalho descreve como a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Aprendizagem Baseada em Projetos foram experimentadas imbricadas pelo autor, durante os anos de 2018 e 2019, em um componente curricular híbrido e interdisciplinar, a interdisciplina Seminário Integrador. A análise realizada permitiu a sistematização de etapas para o êxito da intervenção, além apontar os obstáculos observados. O trabalho traz como resultado a incorporação das práticas ao Projeto Pedagógico de Curso e tem como principal intenção contribuir como material de subsídio em processos de reformulações de Projetos Pedagógicos de Cursos da Educação Profissional e Tecnológica de forma que possam articular a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Aprendizagem Baseada em Projetos em componentes curriculares interdisciplinares.

The present work has as main objective the problematization of a report of experience of pedagogical intervention regarding to the introduction of Active Methodologies, more specifically the Problem-Based Learning and the Project-Based Learning in the course of Environmental Management at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo campus Montanha. The work describes the way the Problem-Based Learning and Project-Based Learning were experienced, during the years 2018 and 2019, in a hybrid and interdisciplinary curricular component. The review of the intervention allowed the systematization of steps for the success of it, in addition to pointing out the observed obstacles. The work results in the incorporation of practices in the Pedagogical Course Project and its main intention is to contribute as a support for curriculum reformula


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