Ensino de cartografia : análise de uma proposta de oficina pedagógica baseada no uso de geotecnologias

Stein, Murilo Vieira (2020)

tcc

RESUMO A presente pesquisa teve como objetivo o estudo do uso das geotecnologias aplicadas à aprendizagem de Cartografia, através da análise de uma oficina pedagógica desenvolvida, com base, não só nas geotecnologias, mas também na contextualização dos conteúdos, na valorização da realidade do estudante e na importância da alfabetização cartográfica no processo de formação de cidadãos conscientes e críticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo necessário um levantamento bibliográfico utilizado para embasar o planejamento de uma intervenção pedagógica em forma de oficina, a ser aplicada ao 1º ano do ensino médio. Em seguida foi elaborado, em forma de formulário, um instrumento de avaliação/validação da proposta, baseada no estudo de Giordan e Guimaraes (2013), dessa forma a proposta de intervenção foi submetida a validação por pares, ou seja, por professores da área e os dados adquiridos com esse instrumento foram coletados e analisados. Como principal resultado a proposta teve aprovação unânime entre os professores que participaram da avaliação, mostrando as contribuições do uso de geotecnologias na aprendizagem de Cartografia e no despertar de interesse e motivação dos estudantes. Também foi possível identificar um dos principais empecilhos para a aplicabilidade dessa proposta, que foi a precária infraestrutura do laboratório de informática de algumas escolas e também a importância da alfabetização cartográfica no processo de formação dos estudantes como leitores, mapeadores e cidadãos conscientes.

ABSTRACT This research aimed to study the use of geotechnologies applied to Cartography learning, through the analysis of a developed pedagogical workshop, based not only on geotechnologies, but also on the contextualization of the contents considering the student's reality and on the importance of cartographic literacy in the process of training conscious and critical citizens. It is a qualitative research, requiring a bibliographic research, used to support the planning of a pedagogical intervention in the form of a workshop, to be applied to the 1st year of high school. Then, an instrument for evaluating / validating the proposal, based on the study by Giordan and Guimarães (2013), was structured as a form, thus the intervention was submitted to peer validation by teachers in the field, and the data acquired by this instrument was collected and analyzed. As a main result, the proposal had unanimous approval among the teachers who participated in the assessment, showing the contributions of the use of geotechnologies in the learning of Cartography and in awaken students' interest and motivation. It was also possible to identify one of the main obstacles to the applicability of this proposal, which was a precarious infrastructure of the computer lab in some schools and also the importance of cartographic literacy in the process of training students as readers, mappers and conscious citizens.


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