#Nanoteam : o ensino da nanotecnologia via metodologias ativas: nanociência por meio de uma abordagem colaborativa
Livro
RESUMO: O desígnio deste guia didático é aproximar a prática docente à pesquisa científica, aperfeiçoando o processo de ensino-aprendizagem, tradicionalmente replicado. Possibilita-se ainda, a livre reprodução, adaptação e utilização didática por profissionais do magistério que buscam aprimorar sua forma de trabalho, encarando-o como uma possibilidade de abertura para novas visões de mundo, indo muito além de simplesmente resolução de problemas cotidianos. O guia didático formulado para o Ensino de Química e/ou Ciências contém em seu escopo a metodologia de ensino da Pedagogia de Projetos articulada à Atividade Experimental Problematiza (AEP) e ao Jigsaw Classroom (JC), contendo ainda o arcabouço teórico e as orientações para o uso dessas metodologias. A associação de metodologias ativas, como é o caso do JC e da experimentação via AEP, ao ensino de Química/Ciências exalta a promoção da criticidade científica, além de permitir que os discentes participem efetivamente do processo de ensino-aprendizagem. A proposta de aplicação da intervenção didático-pedagógica contida neste guia, tem como enfoque a Nanotecnologia e a Nanociência, permitindo a experimentação com materiais do cotidiano aliados ao ensino de interações intermoleculares e proteínas, interdisciplinarmente. Além de tudo, foi executado no ensino remoto, ou seja, não presencial. Podendo, contudo, ser aplicado presencialmente.
Redes Sociais