Empreendedorismo na prática: um relato de experiência e proposta de intervenção pedagógica
tcc
O ensino na educação Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é caracterizado pela sua aproximação com a prática de contextualização, fazendo com que profissionais da educação busquem alternativas inovadoras e motivadoras para o perfil estudantil contemporâneo. Este artigo é um relato de experiência e proposta de intervenção pedagógica, produto de uma prática na disciplina de Empreendedorismo realizada no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Nova Venécia. Este trabalho tem como objetivo identificar como o ensino de empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir de metodologias ativas, pode contribuir para a participação ativa do estudante no processo de ensino-aprendizagem, refletindo também em maior autonomia no mundo do trabalho pelo possível futuro profissional que se tornará. A prática educativa ocorreu entre julho e dezembro de 2019, com estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente na modalidade concomitante ao Ensino Médio, sendo desenvolvida a partir de uma demanda local, com a integração curricular com a disciplina de Ecoturismo e Unidades de Conservação Ambiental. Ao final do período, foi realizado um questionário avaliativo online sobre a metodologia por parte dos estudantes, o qual constatou a relevância da associação dos conceitos abordados em sala de aula com a realidade do mercado local, fomentando o dinamismo no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, houve destaque à integração curricular como ferramenta essencial na inter-relação dos conteúdos das disciplinas envolvidas.
Redes Sociais