A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na EPT: uma proposta para o planejamento integrador no Ifes-Campus Colatina

Couto, Andressa Freire Ramos (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão tem sido alvo de pesquisas em programas de pós-graduação nas universidades brasileiras, bem como está no centro das reflexões e discussões no âmbito dos institutos federais. No entanto, no campo da Educação Profissional, há poucas pesquisas relacionadas ao planejamento de ações indissociáveis. Nesse sentido, investigar a indissociabilidade, relacionando-a aos pressupostos da Educação Profissional e Tecnológica e propor meios de auxiliar docentes com o planejamento dessas ações, tornam-se iniciativas relevantes para o caminhar de um ensino integrado, tendo em vista que são ações que contribuem para este fim. Dessa forma, este estudo aborda conceitos fundantes do campo da Educação Profissional e Tecnológica, de modo a articulá-los e estruturar formas de aplicar o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no cotidiano escolar de um Instituto Federal, e tem por objetivo auxiliar o planejamento das ações pedagógicas triúnas por meio de um material instrucional. A pesquisa de natureza qualitativa do tipo aplicada contou com suporte teórico de Rays (2003), Maciel (2017), Araújo e Frigotto (2018) e Mizukami (1986) para as discussões acerca do conceito da indissociabilidade, em especial, como ação integradora na educação profissional, com uma abordagem de ensino-aprendizagem sociocultural, enquanto para o percurso metodológico contou com Filatro (2008) e Kenski (2015), com o modelo ADDIE para dar suporte às análises dos Planos Individuais de Trabalho (PIT’s), bem como para a aplicação do instrumento de coleta de dados (questionário), a fim de extrair elementos que direcionam a construção do material instrucional, a partir das percepções dos sujeitos da pesquisa — os docentes do Ifes Campus Colatina. Como resultado, foi possível organizar o produto educacional “O guia indissociável entre ensino, pesquisa e extensão: dialogando sobre uma prática integradora”, instrumento utilizado para auxiliar os docentes na apropriação das concepções e conceitos que fundamentam a indissociabilidade como ação integradora na perspectiva de uma formação humana integral.


Colecciones: